Bem vindo ao Visão Notícias - 11 de Dezembro de 2017 - 19:01
Política
13/11/2017 - 14:58h
Ação de conscientização encabeçada pela Câmara surte efeito em agendamentos da revisão eleitoral em
.
Fonte: Assessoria

A ação de conscientização sobre a revisão do eleitorado em Sinop, encabeçada pela Câmara de Vereadores, junto às escolas públicas municipais, normalizou o número de agendamentos para a realização do serviço nos Cartórios Eleitorais da cidade. De acordo com o analista judiciário, Valdiney Rondon, no mês de outubro houve uma diminuição acentuada no comparecimento dos eleitores, mesmo com todos os meios de divulgação utilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. “Mês passado registramos uma média entre 60 e 90 atendimentos por dia. Nossa capacidade é de aproximadamente 180 atendimentos diários em Sinop e esse número já foi retomado, nestes primeiros dias de novembro, devido ao resultado da ação da Câmara”, afirma Rondon.

A Casa de Leis distribuiu panfletos informativos, com conteúdo reforçando o prazo para a revisão do eleitorado, que é de até 02 de fevereiro de 2018; a importância do comparecimento aos Cartórios Eleitorais e as consequências, como o cancelamento do título, para os eleitores que não realizarem o serviço dentro do prazo.

Ao todo foram entregues 15.585 panfletos, a estudantes de 37 escolas públicas municipais, sendo 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e 16 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB). O material foi direcionado aos pais dos alunos e entregues nas unidades escolares de 01 a 06 de novembro. “Muitos eleitores, inclusive, tem apresentado o panfleto no momento do atendimento nos Cartórios, ressaltando que só ficaram sabendo da revisão por meio desta ação, mesmo com todo o material de divulgação que está sendo veiculado já há muito tempo por toda a cidade, em diversos veículos de comunicação, instituições, iniciativa privada e órgãos públicos. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado da ação da Câmara”, acrescenta o analista judiciário.

A ação foi resultado de uma solicitação do Cartório da 32ª Zona Eleitoral, que, inclusive, formulou o conteúdo do panfleto. As escolas também receberam, em anexo, cópia do ofício do Cartório direcionado à Câmara.

De acordo com o presidente do Legislativo, Ademir Bortoli (PMDB), desde o início do ano, a Casa acompanha os dados referentes à revisão eleitoral no município, inclusive com os vereadores participando de reuniões referentes ao assunto e usando os meios legais que dispõe para conscientizar a população. “Sabemos que uma média de 54% dos eleitores realizou a revisão até o momento, mas temos ainda, praticamente, a metade que precisa fazer o agendamento e a atualização até fevereiro e só faltam cerca de três meses para o encerramento do prazo, por isso as pessoas precisam se programar para não correr o risco de terem seus títulos cancelados”, enfatiza Bortoli.

Rondon acrescenta que o modelo de conscientização deve ser usado também junto às escolas estaduais. “Pretendemos seguir o exemplo da Câmara e distribuir os panfletos também nas unidades escolares do estado”, declara o analista judiciário.

Sinop conta com 91.778 eleitores, deste total, 50.118 realizaram a revisão até o momento.

Serviço

O prazo para a revisão do eleitorado é de 02 de fevereiro de 2018. O comparecimento às unidades eleitorais é obrigatório para àqueles que ainda não realizaram a biometria (foto e digitais), inclusive para eleitores que possuem mais de 70 anos de idade. A não atualização pode gerar cancelamento do título de eleitor e suspensão do CPF.

O eleitor deve agendar seu atendimento pela internet, no portal do TRE/MT, http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria ou pelo telefone 0800-647-8191.

Se o agendamento não for possível, há guichês nos cartórios para eleitores não agendados. Em Sinop, os atendimentos são realizados no Cartório da 22ª Zona Eleitoral (Avenida das Grevíleas, 442) ou no Cartório da 32ª Zona Eleitoral (Avenida das Figueiras, 980), das 08h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Para o atendimento é necessário apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, contrato de aluguel, etc.), preferencialmente no nome do requerente, cônjuge ou companheiro. 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação