Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Setembro de 2017 - 11:17
Política
30/08/2017 - 16:17h
FNDE deve liberar recurso para conclusão de creche em Sinop até final de setembro
.
Fonte: Suzana Machado

Durante reunião em Brasília (DF), nesta quarta-feira (30), no Ministério da Educação, o presidente da Câmara Municipal de Sinop (MT), Ademir Bortoli (PMDB) e os vereadores Leonardo Visera (PP), Joacir Testa (PDT) e Professora Branca (PR), solicitaram junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a liberação de recursos com urgência para a conclusão das creches dos bairros Jardim Jacarandás e do Residencial Sebastião de Matos.

A obra do Jardim Jacarandás foi colocada como prioridade para pagamento até o final do mês de setembro. O valor da última parcela do recurso para obra é de R$ 642.774,00, de acordo com a representante do setor de Relações Institucionais do FNDE, Fernanda Oliveira, que atendeu os parlamentares.

A creche do Sebastião de Matos apresenta uma restrição, pequena, mas que se faz necessária a solução para que o valor em torno de R$ 132 mil seja liberado para conclusão da obra. O ajuste deve ser feito na caixa de água da unidade.

Sinop tem uma demanda de cerca de 1,5 mil crianças de 0 a 3 anos de idade que aguardam na fila por uma vaga em creches municipais. A unidade do bairro Jardim Jacarandás atualmente funciona em um prédio locado e atende 290 crianças. Somente nesta creche há uma lista de espera de mais de 300 alunos. "A conclusão dessas obras é de extrema urgência para atendimento dos que estão na fila de espera. Os dois bairros mencionados são populosos e muitas mães ficam impossibilitadas de trabalhar, porque, obviamente, precisam cuidar dos filhos que não são atendidos pelas creches. Além disso, uma obra parada fica a mercê de atos de vandalismo e outras depredações", afirma Ademir Bortoli.

No Sebastião de Matos, 97% da obra está concluída, mas desde janeiro a empresa responsável pela construção não recebe do governo federal. A unidade irá atender diversos bairros da região e tem na fila de espera mais de 500 inscritos. As crianças desta localidade, atendidas em outras creches, precisam ser transportadas de longas distâncias para chegarem até o local onde estão matriculadas. devido a pouca idade, o deslocamento se torna, na rotina do aluno, fator cansativo e que oferece riscos.

Escola

Os vereadores ainda solicitaram liberação de recurso para a conclusão da obra da Escola Gente Feliz. Atualmente o repasse da verba entrava num problema interno do FNDE. A unidade irá atender aproximadamente 400 alunos do ensino fundamental em Sinop.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação