Bem vindo ao Visão Notícias - 15 de Dezembro de 2018 - 2:55
Política
26/02/2009 - 11:00h
Ex-senador de Mato Grosso recebe jetons como conselheiro em SP
O ex-senador de Mato Grosso, Antero de Barros, continua “colhendo” resultados de sua atuação crítica
Fonte: 24 Horas News
O ex-senador de Mato Grosso, Antero de Barros, continua “colhendo” resultados de sua atuação crítica. Em particular, contra o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. No seu blog, Dirceu revelou que “o governo tucano de São Paulo, comandado pelo presidenciável José Serra, incorporou "preocupações sociais" e está se tornando empregador de políticos de outros estados que perderam eleições e estão sem mandato”. O nome de Paes de Barros aparece na lista dos que recebem jetons como conselheiro da Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
     
     Segundo o ex-ministro, a Sabesp é uma extensão do governo Serra e “nela mantém grande número de assessores que nomeou em cargos de confiança durante um ano e meio em que foi prefeito”. Na crítica, Dirceu lembra que o ex-senador reside em Cuiabá. Antero assumiu o cargo de conselheiro em abril de 2007 com mandato de um ano, e foi reconduzido ao posto no ano passado. O ex-senador recebe R$ 3,8 mil por mês.
     
     ”Aliás, não podemos esquecer que a Sabesp, responsável pelos serviços de abastecimento de água e por redes de esgoto no Estado de São Paulo, e que tem o governo estadual como principal acionista, é a mesmíssima que agora faz propaganda na mídia - TV inclusive - Brasil afora, apesar de só atuar em território paulista” – ele pondera. Dirceu, contudo, não revela quanto a Sabesp paga de jetons ao ex-senador. A empresa também mantém na mesma função o ex-deputado Roberto Freire, de Pernambuco, e presidente nacional do PPS, recebe jetons por integrar conselhos de administração de duas empresas da Prefeitura paulistana.
     
     Dirceu e Antero, em verdade, são inimigos políticos declarados. Em vários discursos da tribuna do Senado, pediu o enquadramento de Dirceu. "Uma pessoa honesta seria a primeira a dizer: presidente, não vou fazer mal ao Brasil, vou defender a minha honra", afirmou certa vez ao defender a renuncia do então ministro, supostamente envolvido em denúncias em que os centro das atenções foram Waldomiro Diniz, cuja situação era, segundo Barros, pior que a de PC Farias, ex-tesoureiro o então presidente Fernando Collor de Mello. Antero também foi implacável enquanto pôde no episódio envolvendo o ex-ministro com o caso do “mensalão”.
     
     Em seu blog, chamado site “Preto no Branco”, o jornalista Mauro Camargo, um dos articulistas da empresa, confirmou que Antero é conselheiro da empresa paulistana e que “foi legalmente nomeado e exerce legalmente seu mandato”. Disse que Antero vai todo mês a São Paulo participar das reuniões do Conselho, dá sua contribuição e recebe, como todos os demais conselheiros. “A participação de Antero no Conselho de Administração da Sabesp é prova inequívoca de sua competência e de seu caráter ilibado. A Sabesp é a maior e mais importante empresa de saneamento do País porque tem uma gestão extremamente profissionalizada” – frisou o jornalista.
     
     Camargo ainda atribuiu outros elogios ao ex-senador: “Antero constitui uma sólida carreira pública e é hoje respeitado em todo o País. Foi um dos mais influentes senadores da República e sua atuação é responsável pela descoberta dos grandes escândalos do governo Lula desde o caso Waldomiro Diniz, o representante do jogo do bicho nomeado por José Dirceu no Palácio do Planalto”.
     
     Implacável na esgrima das palavras, Antero de Barros, ao longo de sua carreira política, conseguiu colecionar vários inimigos. Muitos, inclusive, querem “morder o seu fígado”, de preferência vivo. Dirceu é um deles. O outro é o juiz federal Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal, que o vinculou ao bicheiro João Arcanjo Ribeiro, acusado de chefiar o crime organizado em Mato Grosso. Julier propôs que o MPF investigasse as relações de Antero e seu desempenho na CPMI do Banestado.

Atualizada às 20h05

Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação