Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Outubro de 2018 - 14:58
Geral
05/10/2018 - 06:00h
Sinop abre encontro regional sobre sustentabilidade na administração pública
Fonte: Assessoria

O município de Sinop abriu, nesta quinta-feira, as discussões regionais sobre sustentabilidade na administração pública, durante evento realizado na sede do município. Até a sexta-feira, 05, a cidade anfitriã recebe representantes de órgãos públicos, membros da sociedade civil organizada, instituições diversas e demais participantes, no curso de capacitação Sustentabilidade na Administração Pública, uma agenda conjunta da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Ministério Público de Mato Grosso/Promotoria de Justiça de Sinop, Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

Durante dois dias de trabalho, agentes das mais diversas áreas vão discutir formas de promover a implementação de práticas de sustentabilidade, visando a proteção do meio ambiente e consequente economia de recursos, a partir do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA.  Conforme explica o consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e formador Luiz Fernando Ferreira, a agenda em Sinop engloba discussões em torno de seis eixos temáticos: a) uso racional dos recursos naturais e bens públicos; b) gerenciamento de resíduos sólidos; c) qualidade de vida no ambiente de trabalho; d) sensibilização e capacitação dos servidores; e) contratações públicas sustentáveis; e, f) construções sustentáveis.

"Nossa agenda percorre diversos temas que são fundamentais para buscar a sustentabilidade na gestão pública. Estaremos percorrendo, ao longo destes dias e dando informação sobre a importância de os órgãos estarem implantando estas ações na busca pela sustentabilidade e, também, a possibilidade de parceria", expressou.

Na primeira etapa da capacitação, realizada no período da manhã, Fernandes conduziu os debates em torno do uso racional dos recursos naturais e bens públicos - eficiência energética e gestão de recursos hídricos.  Secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), Luciane Bertinatto aponta como positiva a interação entre os representantes do Executivo municipal, estadual e federal, Legislativo e Judiciário da região. Como lembra a titular da SDS, tratar da sustentabilidade no poder público não equivale, unicamente, às formas de preservação da natureza.    

"A administração pública precisa dar o exemplo. É uma corrente que vai se criando para trabalhar educação ambiental, economicidade, cumprir com regras e normas da política nacional de resíduos sólidos. É fazer com que a administração pública possa ser a indutora de todo trabalho de educação ambiental", frisou Bertinatto. 

Além do público de Sinop, o encontro com a participação de representantes dos municípios de Tabaporã, Tapurah, Cláudia, União do Sul, Guarantã do Norte.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

 

05 de outubro

8h00 - 9h15 - Licitações Sustentáveis

9h15 - 10h00 - Sensibilização e Capacitação

Café - 10h00 - 10h30

10h30 - 12h00 - Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho - QVT

Almoço - 12h às 13h30

Palestrante Local

Programação sobre Fortalecimento da Gestão Municipal

13h30 - 14h30 - Fortalecimento da Gestão Municipal - Gestão de Projetos

14h30 - 15h00 - Proposta para Construção dos Projetos

Café - 15h00 às 15h30

15h30 - 16h30 - Trabalhos em Grupos - Elaboração de Projetos

16h30 - 17h30 - Apresentação dos Trabalhos em Grupos

17h30 - 18h00 Avaliação Final e Encerramento   


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação