Bem vindo ao Visão Notícias - 22 de Junho de 2018 - 10:18
Geral
11/06/2018 - 16:31h
Gestores da Assistência Social participam de encontro regional em Sinop
Foto por: Ademir Junior
Fonte: Da Redação com Assessoria

Os desafios para a universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são os principais temas debatidos entre os gestores da assistência social de todo Centro Oeste, no Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que começou hoje em Sinop, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.

A prefeita Rosana Martinelli (PR) participou da abertura do encontro e falou sobre a importância de se discutir políticas públicas que promovam uma melhor distribuição de recursos para a assistência social.

“É um grande encontro, por dois aspectos. É importante para a consolidação do município e outro ponto importante, porque esse conselho vai discutir o que podemos melhorar enquanto Assistência Social a nível municipal, estadual e também federal, porque as discussões deste congresso aqui vão para Brasília. Nós temos que seguir muitos programas nacionais e temos que adaptar a realidade do município”.

Nesta segunda, durante todo o dia são realizados quatro painéis. Na parte da manhã a palestra foi sobre a Análise da Conjuntura: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal conduzida por representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Congemas. O segundo Painel debaterá a Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social.

“É importante, porque discute a diversidade regional e a particularidade regional e também faz parte de um movimento nacional, porque a política da assistência social ela está em um processo constante de consolidação, de efetivação, porque necessariamente é uma política de garantia de direitos”, explicou o presidente do Congemas, José Roberto Zanch.

No período da tarde as discussões foram sobre o Pacto Federativo, Competências dos Entes Federados no Suas em Tempos de Crise e sobre Fenômenos que Expressam as Desproteções e as Especificidades Regionais.

O diretor do departamento de gestão do SUAS, do Ministério do Desenvolvimento Social, Alan Camelo, lembrou que os assuntos e propostas debatidos durante o evento regional serão apresentados no Encontro Nacional, ainda este ano.

“Vamos discutir questões do dia a dia da política de assistência social, aprimorar os temas e levar ao encontro nacional. Todo ano o Congemas faz esse ciclo de encontros regionais, é uma oportunidade para os governos federal, estaduais e municipais debaterem assuntos importantes”.

Em Sinop, ao todo 357 pessoas participam do encontro, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e gestores da Assistência Social de vários municípios do Estado, além de representantes de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Feral participam do encontro que encerra na tarde dessa terça-feira (12).

“Conseguimos unir o útil ao agradável, mostrar nosso município e mostrar mais uma vez para o Centro Oeste o que é Sinop, qual o nosso potencial e também trazer esses gestores para discutirmos políticas públicas de assistência social”, comemorou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Josi Palmasola.

No segundo dia, representantes do MDS conduzirão oficinas sobre Parâmetro de Escuta de Crianças e Adolescentes em situação de violência: o papel da Assistência no contexto da lei 13.431/2017 (DPSE), a Execução Financeira e Orçamentária (FNAS), a Integração da Proteção Social Básica com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN (DPSB/Sesan), as Novas iniciativas do Cadúnico: Rede Cadastro único, Relcad e Consulta Cidadão e os Desafios de Gestão do Programa Bolsa Família.

Para contextualizar os temas, os gestores municipais participarão de workshops sobre a Integralidade da Proteção Social, a Gestão Democrática e Comunicação no SUAS, a Integração dos Serviços, Programas e Benefícios, Aprimoramento da Gestão e a  Gestão do trabalho, vigilância, além da Gestão Orçamentária e Financeira. Ocorrerá também uma oficina específica sobre “O Papel da Assistência Social no Atendimento aos Migrantes”.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação