Bem vindo ao Visão Notícias - 11 de Dezembro de 2018 - 20:02
Geral
12/03/2018 - 08:58h
Novo prédio do Corpo de Bombeiro é inaugurado em Colíder
Fonte: Assessoria

O novo prédio da 12ª Companhia de Bombeiro Militar de Colíder (a 650 km de Cuiabá) foi inaugurado neste sábado (10.03), com a presença do governador Pedro Taques, do secretário Executivo de Segurança Pública, Luiz Gustavo Tarraf Caran, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges. A Companhia teve incremento de 65% do efetivo na atual gestão e também recebeu investimentos em veículos e equipamentos.

O quartel irá beneficiar 11 municípios da região e conta com efetivo de 38 militares e sete viaturas, sendo duas unidades de resgate, dois caminhões auto bomba tanque, um auto bomba salvamento leve, um auto rápido e uma viatura administrativa.

Taques, destacou que em Colíder e região houve aumento do efetivo de policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros. Ele ressaltou que a 12ª Companhia do Corpo de Bombeiro é uma guarnição diferenciada. “Optamos por locar uma nova estrutura para proporcionar melhores condições de trabalho aos bombeiros, bem como comportar de maneira adequada todos os equipamentos e viaturas pertencentes à companhia”.

O governador ainda lembrou que em 10 anos, apenas 75 soldados foram chamados para a corporação. “Na nossa administração em três anos e dois meses chamamos 450 novos soldados bombeiros. Graças a essa iniciativa conseguimos atender os municípios da região de Colíder”.

Para os prefeitos da região, o novo espaço representa um divisor de águas para os municípios. Todos elogiaram o novo quartel e destacaram que investimentos em pessoas e equipamentos são fundamentais para garantir a segurança dos moradores da região. “Garantir um espaço digno e oferecer estrutura de trabalho é uma bandeira deste governo que mesmo com dificuldade tem investido na nossa segurança”, disse o prefeito de Colíder, Noboru Tomiyoshi.

O secretário executivo da Sesp, Gustavo Caran, frisou que o investimento vem sendo executado desde o inicio da gestão. A inauguração da nova unidade acompanha esse progresso, junto com o incremento de viaturas e efetivo. “Foi constatado que havia necessidade de aumentar o espaço para melhor acomodar a corporação e com isso, atender as necessidades dos moradores de Colíder e região, por isso, precisava de um local mais adequado e com estrutura para abrigar a tropa”.

Estiveram presente também na inauguração o deputado estadual, Pedro Satélite, os prefeitos de: Nova Santa Helena, Terezinha Guedes; Guarantã do Norte, Érico Stevan; e Nova Canaã, Rubens Roberto Rosa; o vice-prefeito de Colíder, Massahiro Ono, secretária adjunta da Casa Civil, Paolla Reis, presidente da Câmara Municipal de Colíder, Rica Matos, o coronel BM Vagner Santino da Silva, diretor Operacional da corporação, moradores e lideres comunitários.

Histórico

A 12ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi inaugurada em 21 de setembro de 2007, contando com um efetivo de cinco militares e duas viaturas, sendo uma unidade de resgate e uma auto bomba salvamento leve.

Em 2015 e 2016 houve a inclusão de 15 soldados formados e entregues mais três viaturas e 15 capacetes gallet, uma serra sabre, dois equipamentos de proteção respiratória, um gerador de gasolina, um moto esmeril, 15 mangueiras  para combate a incêndio e um ar condicionado split 48 mil BTU.

Atualmente a 12ª CBM é comandada pelo 1º tenente BM Anderson  Rodrigo da Silva e atende os municípios de Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Guarita, Marcelândia e Colíder – a área de atuação é de 101.922 km2.

Atendimentos

No ano de 2017 a 12ª CBM realizou 2.616 atendimentos, sendo 638 serviços técnicos, 128 combates à incêndio, 283 atendimentos a acidentes de trânsito, 1.261 atendimentos pré-hospitalar e 306 ocorrências diversas.

Ainda no mês de março de 2018, será lançado o Projeto Social Bombeiros do Futuro, que vai atender 20 crianças em situação de vulnerabilidade. Serão aplicadas aulas de combate a incêndio, salvamento aquático, mergulho, salvamento em altura, hierarquia e disciplina, ordem unida, sobrevivência na selva, entre outras atividades próprias do Corpo de Bombeiros Militar, durante quatro meses com aulas uma vez por semana.  


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação