Bem vindo ao Visão Notícias - 14 de Agosto de 2018 - 12:44
Geral
09/02/2018 - 13:49h
Semana Pedagógica leva formação sobre competências em liderança nas escolas municipais
O trabalho ocorre mediante parceria estabelecida entre o poder público
Fonte: Leandro Nascimento

Diretores e coordenadores de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI's) e Fundamental (EMEB) eleitos para o biênio 2018/2019 e que participam da Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) vem, desde a última segunda-feira, 05, vivendo novas experiências relacionadas à área do desenvolvimento humano. Por meio das técnicas e ferramentas de Coaching, os profissionais vêm sendo estimulados a despertar e aprimorar as capacidades e competências em liderança.

O trabalho ocorre mediante parceria estabelecida entre o poder público municipal e o Instituto Veridiana Cavelheri, responsável pela formação dos profissionais da rede. Na pauta de discussões e treinamento estão competências ligadas à comunicação, autoconhecimento, responsabilidades em relação aos resultados e objetivos esperados no aspecto profissional quanto pessoal.

"Coordenador e diretor assumem um papel que precisam da competência [de liderança] bem desenvolvida. Afinal de contas, eles possuem pessoas a serem lideradas - os professores, o pessoal do administrativo, o apoio, até os pais e alunos", explica o Coach e treinador Martín Glass.

Por meio de atividades trabalhadas em sala de aula e também dinâmicas práticas, os professores são estimulados a estabelecerem planos de atuação e de visão para suas respectivas unidades educacionais para os próximos anos.

"Liderança, para muitos desses professores, é um assunto novo. Muitos deles até já exerceram cargos de diretorias, até de coordenação, porém, a parte técnica de sala de aula, de treinamento, para muitos deles é novo", acrescenta ainda Martin em uma referência ao primeiro contato com o tema por parte de alguns dos profissionais que chegaram aos cargos de diretores ou mesmo coordenadores das Escolas Municipais. O projeto realizado durante a Semana Pedagógica também contemplará, neste ano, profissionais de outras áreas da Educação, estendendo-se até 2019.

Só em 2015 o Instituto, em parceria com a Secretaria, formou 100 professores em Coach.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação