Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Novembro de 2017 - 13:55
Geral
15/02/2017 - 14:22h
Finalizada instalação dos itens principais da fundação da turbina
UHE Sinop terá duas turbinas do modelo Kaplan, cada uma com potência de 204 MW, consideradas as maio.
Os conjuntos montados são compostos por diversas peças que juntas somam mais de 600 toneladas Foto por: Assessoria
Fonte: Assessoria

No final do mês de janeiro, foi finalizada na casa de força a montagem dos itens principais da fundação metálica geral da primeira turbina da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. A fundação refere-se aos conjuntos metálicos fixos que são concretados e servem de apoio e base para montagem dos componentes internos removíveis da turbina.

Os conjuntos montados são compostos pelo revestimento do pilar divisor (que pesa 20 toneladas), revestimento do tubo de sucção (150 toneladas), cone inferior (40 toneladas), pré-distribuidor (170 toneladas), revestimento da caixa espiral (190 toneladas), revestimento da galeria anelar (10 toneladas) e revestimento do poço da turbina (31 toneladas). Ao todo, os conjuntos somam mais de 600 toneladas.

Como as dimensões externas finais de cada conjunto são consideráveis, cada item foi subdividido em partes para o transporte. Após a montagem de cada componente na obra, cada conjunto recebe um controle dimensional específico, antes e após a concretagem, para garantia da qualidade. E após a concretagem de todo esse conjunto de fundação da turbina, que segue em andamento, será iniciada a montagem dos componentes internos removíveis da turbina.

De acordo com o coordenador de Montagem Mecânica da CES, Angelo Silva, os componentes que formam a fundação geral da turbina são importantes para o funcionamento da máquina, pois compõem o perfil hidráulico do conjunto direcionando devidamente o fluxo de água, além de transmitir para o concreto todos os esforços hidráulicos provenientes desse fluxo, e servir de apoio para os mecanismos móveis principais da turbina. “Os revestimentos metálicos servem também como formas de concreto, delimitando a região das concretagens. Dessa maneira, é importante que a montagem atenda aos rígidos controles dimensionais e aos requisitos de qualidade nas ligações estruturais definidos na fase de projeto. Todos esses quesitos estão sendo certificados pela equipe de fiscalização de campo”, salienta.

A UHE Sinop está sendo implantada pela Companhia Energética Sinop (CES), que detém a concessão para construir e operar a Usina por 35 anos. São duas turbinas do modelo Kaplan sendo que cada uma terá potência de 204 MW, as quais são consideradas as maiores do tipo Kaplan em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil, sendo as terceiras do mundo. A geração de energia do Empreendimento atenderá 1,6 milhão de brasileiros, o equivalente a 50% da população de Mato Grosso.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação