Bem vindo ao Visão Notícias - 22 de Julho de 2018 - 2:22
Geral
12/07/2016 - 11:08h
Novos postos de saúde entram em operação
O primeiro dos novos postos de saúde a entrar em operação foi o do bairro Maria Vindilida....
Fonte: Jamerson Miléski

A secretaria de Saúde de Sinop inicia, ao longo dessa semana, a operação de 4 novos postos de saúde. As unidades recém construídas estão sendo operacionalizadas através dos funcionários remanejados da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O primeiro dos novos postos de saúde a entrar em operação foi o do bairro Maria Vindilida. A unidade iniciou a atividade na tarde de ontem, segunda-feira (11). O posto conta com 2 médicos e uma equipe do programa Saúde da Família. “Ainda não falamos em inauguração. Por enquanto a prioridade é colocar o serviço para funcionar já que a demanda por saúde é grande em Sinop”, explicou o secretário de Saúde, Manoelito Rodrigues.

O cronograma de funcionamento das novas unidades continua ao longo da semana. Hoje, terça-feira (12), entra em operação a unidade do Jardim Paraíso e amanhã a do Jardim Jacarandás. As duas unidades ajudarão a desafogar o Posto de Saúde do Jardim Botânico, que hoje precisa absorver a população desses dois bairros, do Jardim Botânico e parte do setor residencial sul. Ambas unidades terão uma equipe do PSF.

Na próxima segunda-feira (18), a previsão é que entre em operação o posto de saúde do Residencial Sabrina, fechando a lista de novas unidades. Segundo Manoelito, os técnicos da secretaria de saúde estão fazendo a redivisão dos mapas para determinar qual região que cada unidade irá atender. “A população pode procurar as unidades de saúde que serão informadas qual é o seu posto de saúde. Todo o prontuário e histórico médico desses pacientes será remanejado pela unidade de saúde mais próxima do seu domicílio”, explica Manoelito.

Com as 4 novas unidades de saúde, a projeção da secretaria é de que Sinop atinja 85% de cobertura na atenção básica. O cálculo é feito de acordo com as normas do Ministério da Saúde, que prevê uma unidade de PSF (ou seja, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde), para um grupo de 1000 famílias. Sinop, com 130 mil habitantes, teria que contar com pelo menos 40 equipes do PSF.

 

Posto 24 horas

Outra novidade para a estrutura de saúde de Sinop será a abertura de mais uma unidade de atendimento 24 horas. Com a equipe remanejada da UPA, a secretaria colocará em operação um Plantão no Posto de Saúde do Menino Jesus. Segundo Manoelito, durante o dia a unidade funcionará normalmente como PSF. Às 19h, inicia o atendimento de plantão, até as 7h da manhã. O horário estendido funcionará de segunda-feira à segunda-feira, sem interrupções. Nos finais de semana a unidade abrirá também durante o dia.

O planejamento da secretaria de Saúde é de que o Posto do Menino Jesus atenda casos de urgência clínica, com capacidade para pequenos procedimentos cirúrgicos. Ou seja, uma febre forte em uma criança no meio da noite a um corte de faca que precise de sutura. Hoje esses procedimentos são todos concentrados na UPA, que fica do outro lado da cidade para quem mora na região do Grande São Cristóvão.

O Plantão no Posto do Menino Jesus começa amanhã, quarta-feira (13). A equipe contará com um médico, um enfermeiro e 5 técnicos de enfermagem, além dos profissionais da administração. 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação