Bem vindo ao Visão Notícias - 17 de Agosto de 2018 - 8:09
Economia
03/09/2009 - 17:00h
Lucas do Rio Verde contesta dados do IBGE
Fonte: Expresso MT

Foi protocolada ontem, 02/09, no escritório do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Cuiabá, MT, a contestação da estimativa da população de Lucas do Rio Verde. Há duas semanas o IBGE divulgou que a projeção populacional de Lucas para 2010 é de um pouco mais de 33 mil habitantes. De acordo com os dados protocolados pela prefeitura ontem os números hoje ultrapassam 44 mil habitantes, contrariando em mais de 11 mil habitantes a estimativa divulgada.

Para chegar a esses números a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Unilasalle, fez um levantamento populacional através de registros de dados da Saúde, de cadastros de projetos sociais habitacionais e da Educação. O secretário Raimundo Dantas, informou que foram feitos também levantamentos, entre 2006 a 2009, da implantação da rede de energia, água e esgoto.

Com esses dados é possível obter a evolução do crescimento populacional que está registrado por esses órgãos que são idôneos. “O que fizemos foi reunir esses dados que já estão registrados na Cemat, no MEC e no SUS e comprovar que nossa população é muito maior que a estimada. Além de protocolar argumentamos com os pesquisadores do IBGE e acreditamos que esse erro seja revisto”, diz Dantas.

Raimundo esclarece que com a diferença entre a estimativa e a realidade de mais de 11 mil habitantes o município perde em arrecadação pois os repasses do governo são baseados nesses dados. “Essa é uma tentativa de sensibilizar o IBGE para que o município não perca tanto quanto está perdendo com esta previsão. Se os números não forem alterados deixamos de arrecadar mais de seis milhões de reais em recursos”, explica Dantas.

Segundo ele hoje Lucas trabalha para atender a demanda populacional de quase 45 mil com recursos destinados para um pouco mais de 30 mil habitantes. 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação