Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Outubro de 2018 - 23:45
Economia
11/06/2018 - 14:10h
Sine faz chamamento para cadastro de menor jovem aprendiz
Lei do Menor Aprendiz estipula contratação de aprendizes por empresas de médio a grande portes.
Fonte: Luciano André

O Sistema Nacional de Empregos (Sine-Sinop) está fazendo um chamamento para cadastramento de jovens menores aprendizes. O intuito, segundo a coordenadora da unidade Sinop, Débora Malagutti, é ampliar o banco de dados para, assim, promover, de forma mais assertiva, a inserção desses jovens no mercado de trabalho.

 

O chamamento inclui uma parceria com a Escola Prepara Cursos de Capacitação que ofertará, à esses jovens, um curso rápido (aproximadamente 3 horas) de marketing pessoal ensinando-os a como se comportar diante de uma entrevista de emprego, como se vestir e como preencher um bom Curriculum Vitae.

 

A contratação de menor jovem aprendiz (de 14 a 24 anos) por empresas com mais de 100 servidores em seu quadro é uma exigência Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em Sinop são, pelo menos, 310 empresas que se enquadram nessa condição. O Sine detectou essa deficiência e quer encaminhar os menores jovens aprendizes já prontos para o mercado.

 

O jovem menor aprendiz interessado em preencher esse cadastro deverá procurar o Sine na unidade Ganha Tempo, que fica na Avenida das Acácias, próximo a igreja Todos os Santos, das 8h às 18h, munido de documentos pessoais e Carteira de Trabalho. Haverá um guichê específico para atender os interessados, basta que se identifiquem na entrada. O Sine não fecha para almoço.

 

O Sine vem desenvolvendo esse trabalho de captação de pessoas para preenchimento de vagas ofertadas através do balcão de empregos assim como o trabalho de capacitação de pessoas para preenchimento de vagas.

 

O Sine, também, vem mantendo várias outras parcerias ao longo do ano e oferecendo capacitações através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Rui Barbosa e Universidade de Cuiabá, por exemplo.

 

Menor jovem aprendiz


De acordo com a Lei 10.097/2000, ou Lei do Menor Aprendiz, toda empresa de médio a grande porte, ou seja, organizações que possuem 50 ou mais funcionários, deve contratar para compor o seu quadro de colaboradores, de 5% a 15% de jovens na condição de aprendizes. A idade destes menores é de 14 a 24 anos.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação