Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2018 - 18:15
Agrícola
04/04/2018 - 18:46h
Projeto Café Clonal é implantado para atender pequenos produtores no Casulo em Santa Carmem
Foto por: Assessoria
Fonte: Visão Notícias com Assessoria

11 variedades de café clonal foram trazidas da Embrapa Café Ouro Preto Rondônia. As mudas serão plantadas no Projeto Casulo, nas propriedades do Srº Edmilson Alves da Silva e do Srº Francisco Moía Guedes Filho. São 11 variedades diferentes de café clonal, trazidas da Embrapa Café de Ouro Preto Rondônia. Ao todo serão plantados 1,5 hectares da cultivar soba supervisão e assessoria da EMPAER Unidade Santa Carmem e da Secretaria de Agricultura.

Eles serão plantados cerca de 1 metro entre um pé e outro e 2 metros entre uma carreira e outra que possibilita mais quantidade de pés plantados por hectare, o que proporciona maior colheita, conforme informou o Valtuir Vazatta, Diretor de Meio Ambiente.

Uma das variedades, o café conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira cultivar lançada pela Embrapa é também a primeira de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção, concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares. 

 A BRS Ouro Preto é indicada para cultivo em sequeiro ou com irrigação complementar. Recomendada para cafeicultores de Rondônia e Mato Grosso, ela foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais e adaptada ao clima e ao solo da região amazônica. A produtividade média da nova cultivar apresenta potencial de 70 sacas beneficiadas por hectare em lavouras de sequeiro, podendo chegar a 110 sacas com irrigação.

O café Conilon BRS Ouro Preto tem grãos com maior uniformidade de maturação, peneira média acima de 14, apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52% e possui tolerância à ferrugem alaranjada.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação