Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Novembro de 2017 - 17:18
Agrícola
06/09/2017 - 18:07h
Expogleba tem feira de produtos locais
A pequena feira de produtos locais foi organizada pela SEDEC durante a realização da 6ª Expogleba....
Fonte: Assessoria

Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Daniel Brolese tem focado bastante no desenvolvimento da agricultura familiar. A permanência constante de técnicos na Gleba Mercedes V tem garantido o desenvolvimento de várias atividades no local.

A mais recente foi a criação de uma mini feira, um espaço reservado para a exposição de produtos locais durante a realização da sexta edição da Expogleba, uma exposição agropecuária, com rodeio e escolha da rainha, realizada no último final de semana, durante os dias 02 e 03 de setembro.

Beatriz Ferreira da Silva e Marcos Ferreira da Silva, moradores do núcleo Campos Novos há oito anos, aproveitaram a oportunidade para comercializar seus produtos à base de cana de açúcar.

Com preços variando entre R$3,00 e R$10,00, os pequenos produtores que cultivam sua matéria-prima em um espaço de 1 hectare, se mostravam bastante felizes com a oportunidade de expor e comercializar o melado, a rapadura e o caldo de cana em um evento com um fluxo de pessoas constante e garantido.

De acordo com Marcos, a oferta de sua produção é feita de forma aleatória e o lucro acaba sendo incerto. "Apesar de termos uma clientela, praticamente, fixa, temos que ir até as pessoas e aqui as pessoas estão vindo até nós", comparou.

Para Antonio Tavarez que produz farinha de puba, a sensação era, exatamente, a mesma. Ele confessa que a oportunidade lhe parecia bem maior que a do colega, pois a comercialização de sua produção é local.

"Nós produzimos para vender, aqui, mesmo. Não temos condições de levar para a cidade. Com a vinda de pessoas de fora, é certeza que nossa venda e nosso lucro vai aumentar nesse final de semana", comparou, Tavarez, demonstrando muita felicidade com a oportunidade encontrada.

Assim como Silva, Tavarez planta, aproximadamente, 1 hectare de matéria-prima [mandioca e colorau]. A produção de sua farinha, segundo ele, é totalmente artesanal e o processo entre colher, descascar, ralar e torrar pode durar em torno de dois ou três dias. A atividade é familiar e serve de sustento para uma criança e os cinco adultos que trabalham na produção.

Outras atividades voltadas à agricultura familiar são desenvolvidas, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Gleba Mercedes V. O curso de psicultura para 50 famílias, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a construção dos 50 tanques para o desenvolvimento das atividades, o curso de bonecas em tecido, o curso de confecção de lingeries entre outras atividades.

A pequena feira de produtos locais foi organizada pela SEDEC durante a realização da 6ª Expogleba, nos dias 02 e 03. Presente, a prefeita Rosana Martinelli (PR) e o deputado Estadual, Silvano Amaral (PMDB) assinaram a Ordem de Serviço para a construção dos 50 tanques. A construção é fruto de emenda parlamentar de Amaral e a capacitação das famílias é fruto da parceria entre SEDEC e SENAR.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação