Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Setembro de 2017 - 8:00
Agrícola
03/08/2017 - 08:45h
Cooperativas de Sinop serão contempladas com resfriadores de leite
.
Fonte: Assessoria

Modernizar os equipamentos da agricultura familiar e focar na qualidade da produção. Com esse objetivo o deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) conquistou, junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) a doação de resfriadores de leite para cinco associações rurais sinopenses. As demandas foram apresentadas pelo presidente da Câmara Municipal de Sinop, Ademir Bortolli (PMDB) e pelo vereador Billy Dal’ Bosco (PR).

Os cinco resfriadores,  que já estão em processo de tomada de preço e deverão ser adquiridos até o meados de setembro, terão capacidade  de armazenamento de mil e dois mil litros de leite, e serão destinados às associações produtivas de pequenos agricultores sinopenses:  Vale do Teles Pires, Matrinxã, Córrego Fundo, Núcleo Campos Novos e a Cooperativa Selene.  

“É uma determinação do governador Pedro Taques que sejam beneficiadas as associações e cooperativas que estejam organizadas e que haja vocação produtiva por parte dos agricultores familiares beneficiados. A doação desses equipamentos faz parte do programa do Pró-Leite, que tem objetivo fortalecer a cadeia leiteira, desde a produção, industrialização e comercialização”, afirmou Dilmar.

O deputado lembra que a produção de leite é a principal atividade econômica da agricultura familiar mato-grossense. Ele afirma que existe uma necessidade urgente de investimentos em toda cadeia produtiva, que tem na falta de assistência técnica, na ausência  de mão de obra qualificada e na dificuldade de acesso ao crédito e ao escoamento, seus principais gargalos. Oura dificuldade enfrentada por essas famílias diz respeito regularização fundiária de suas propriedades.

“Existe um contra censo em Mato Grosso. Nós possuímos  o maior  rebanho bovino do Brasil, com aproximadamente 30 milhões de cabeças de gado,mas a grande maioria desses animais são para abate, prova é que ocupamos apenas  a décima colocação no ranking brasileiro dos maiores produtores de leite do país,  com produção de 734 milhões de litros/ano. Os números mostram que existe uma necessidade urgente de melhoramento de toda a cadeia leiteira, atividade característica da agricultura familiar”, defendeu o parlamentar.

De acordo com  o vereador Billy Dal’ Bosco, por meio desses projetos, os agricultores familiares têm aumentada sua possibilidade de renda, uma vez que ao beneficiar a matéria-prima acontece um agregamento de valor. “No caso específico dos resfriadores, o leite que anteriormente era comercializado in natura, tem o valor acrescido em até 30% se resfriado, aumentando a  renda obtida pelo assentado”. 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação