Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Novembro de 2017 - 17:20
Agrícola
14/07/2017 - 10:06h
Projeto estimula alimentação saudável na zona rural de Sinop
.
Foto por: Assessoria
Fonte: Visão Notícias com Tauana Schmidt

Alunos da escola municipal de Educação Básica Silvana, zona rural de Sinop, além do aprenderem em sala de aula sobre a importância da preservação do meio ambiente, ganharam um reforço a mais com a aula teórica/expositiva da Sinop Energia, que teve por finalidade promover sensibilização ambiental. Estas aulas abordaram questões ligadas aos impactos das técnicas agrícolas convencionais e princípios da sustentabilidade na produção de alimentos, minimizando os impactos ao meio ambiente e oportunizando que todos os envolvidos possam aprender as técnicas corretas que contribuam para qualidade de vida. Trata-se do Projeto “Horta Escolar e Irrigação de Baixo Custo”, executado por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Usina.

Além da montagem da horta escolar, foi realizada a montagem da composteira e repassadas técnicas de como produzir insumos naturais, evitando o uso de venenos e despertando nos estudantes o hábito da alimentação saudável. As crianças participaram do corte de garrafas pets, utilizadas na montagem do sistema alternativo de irrigação, e ajudaram a colocar terra com adubo e calcário, nos pneus. Participaram da cobertura da horta e receberam, ainda, da equipe técnica da MM Social (empresa responsável pela execução do Programa), informações sobre a importância de colocar telas nas laterais e cobertura para vetar a entrada de insetos.

O gerente de Meio Ambiente da Sinop Energia, André Vasques, destaca o potencial da atividade como complemento do aprendizado em sala de aula. “O PEA tem levado aos alunos da área de influência informações sobre responsabilidade em manter boas práticas ambientais, ecológicas e sustentáveis. O Projeto Horta Escolar e Irrigação de Baixo Custo, além de ajudar os docentes a trabalhar o conteúdo repassado em sala de aula, na prática, permite a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada”, repassou.  “É desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel educador e transformador. Eles gostam de saber que estão cuidando do alimento que vão consumir”, finalizou.


Para a diretora da instituição, Keila Regina, a parceria com o Empreendimento foi decisiva para a realização da atividade. “Os professores que recebemos aqui na instituição têm a boa vontade, porém não tem todo conhecimento sobre o tema, mais precisamente de como começar, como preparar e como organizar uma horta na escola. Com a vinda da equipe do PEA, nós conseguimos evoluir, estamos saindo com toda horta pronta”, citou.

O professor Valdir Pereira acha muito importante a participação dos alunos em atividades extracurriculares sobre o Meio Ambiente. “Acho linda e magnífica a iniciativa da Sinop Energia. Projetos como esse trazem crescimento não só para os alunos como para nós professores e funcionários. Os alunos recebem a teoria na sala de aula e aprendem na prática com vocês”; repassou. Ainda segundo Valdir, se os alunos pudessem aproveitar os alimentos naturais na própria escola ou em suas casas, sem o uso de venenos, o alimento seria mais saudável e até mais gostoso.

O projeto também foi desenvolvido na escola Valmor Copatti, no Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, em Sinop. Outras atividades serão agendadas com a utilização da horta escolar, dentre elas, a correta manipulação e reaproveitamento dos alimentos. A previsão é que no período de três meses os alimentos estejam prontos para a primeira colheita.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação