Bem vindo ao Visão Notícias - 22 de Agosto de 2017 - 13:45
Agrícola
14/06/2017 - 09:45h
Embrapa leva tecnologias e informações para visitantes da 33ª Exponop
á a vitrine para Agricultura Familiar é resultado de uma parceria entre Acrinorte, Prefeitura....
Fonte: Assessoria

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estará presente na 33ª Exponop, realizada de 14 a 18 de junho em Sinop (MT), apresentando tecnologias e informações ao público por meio de duas vitrines, com participação no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e ainda como parceira na realização do 11º Simpósio Regional de Agronegócios. 

Nesse ano, além do já tradicional espaço com tecnologias voltadas para a agricultura familiar, a Exponop terá uma vitrine de culturas para 2ª safra. Montada pela primeira vez no evento, ela ocupará uma área antes destinada à exposição de máquinas agrícolas, no canto do parque, próximo à BR 163. 

"São diversos consórcios indicados aqui pra região que podem ser feitos na segunda safra. São consórcios que abrangem a braquiária Paiaguás com leguminosas, como feijão guandu, crotalárias e feijão-caupi. Também têm consórcios com girassol e ainda algumas opções de culturas solteiras como as braquiárias solteiras. Teremos os novos lançamentos de forrageiras da Embrapa: Ybiporã, Tamani, Paiaguás e o Quênia. E ainda tem a cultura do algodão, que pode ser uma alternativa, e consórcios de milho com braquiária", explica o pesquisador Flávio Wruck, que auxiliou a Acrinorte na  implantação dessa nova vitrine. 

Já a vitrine para Agricultura Familiar é resultado de uma parceria entre Acrinorte, Prefeitura de Sinop, UFMT e Embrapa e terá expostas opções de hortaliças, forrageiras, consórcios, plantas medicinais e flores. 

De acordo com o analista de Transferência de Tecnologia Orlando Oliveira o objetivo esse ano não é apenas mostrar as culturas, mas também sistemas produtivos e técnicas de manejo. Para isso, serão expostos sistemas e cultivos de hortaliças em estufa e em túneis baixos, sistema de aquaponia, altura de manejo de pastagens e também técnicas de produção de silagem. 

Orlando ainda destaca a implantação de á área demonstrativa de ILPF com uso de mogno africano e eucalipto como componente arbóreo. 

Estande 

Durante as cinco noites da Exponop, a Embrapa também estará presente no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com a supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), Cristina Santos, além do atendimento usual aos visitantes, a empresa levará para a exposição informações sobre ILPF de forma interativa, por meio da tecnologia da realidade aumentada, e fará a venda de publicações da Livraria Embrapa em conjunto com a Associação dos Empregados da Embrapa Agrossilvipastoril (AEEA). 

O aplicativo de realidade aumentada de ILPF foi desenvolvido pela Rede de Fomento ILPF e permite ao usuário ver uma imagem em três dimensões e interagir com a cena, no caso, um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Durante a Exponop, o visitante poderá manusear o dispositivo com o aplicativo e tirar suas dúvidas.  A imagem da tela será espelhada em uma televisão para que outras pessoas também possam ver. 

A venda de publicações é uma forma de possibilitar ao público diverso da feira opções de livros que vão desde questões técnicas das culturas a receitas e dicas nutricionais. 

"A Embrapa tem uma linha editorial muito rica e que é voltada para qualquer perfil de público, desde uma dona de casa, até um professor, um pesquisador, ou técnico, que são públicos que frequentam a Exponop", destaca Cristina. 

Simpósio 

A Embrapa Agrossilvipastoril também sediará parte da programação do 11º Simpósio Regional de Agronegócios, que será nos dias 15 e 16 de junho. 

No primeiro dia o evento será no parque de exposições da Acrinorte, com início às 8h. O foco será nos pequenos agricultores de Sinop e região e o tema central será a aquaponia, um sistema de cultivo que integra a piscicultura e a hidroponia. Quem abordará o assunto será o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) Paulo Carneiro. 

No período da tarde haverá apresentações sobre crédito rural e sobre a política agrícola do município de Sinop. Ao fim, os participantes poderão fazer uma visita à área da agricultura familiar na Exponop. 

Manejo do solo 

A programação do segundo dia do Simpósio Regional de Agronegócios será no auditório da Embrapa Agrossilvipastoril e terá como tema o manejo e conservação do solo. No período da manhã, a partir das 8h, o professor da UFMT Carlos César Breda falará sobre a influência do manejo na conservação de solos tropicais, e os pesquisadores Anderson Ferreira e Flávio Wruck abordarão a microbiologia dos solos e opções de consórcios para segunda safra em sistemas de plantio direto e de integração lavoura-pecuária. 

Após o almoço, a programação terá um fechamento com uma palestra ministrada pelo consultor da Cooplantio, de Passo Fundo (RS), Dirceu Gassen. Ele buscará responder a pergunta: manejar a cultura ou o sistema? 

Diferentemente dos últimos anos, nessa edição do Simpósio não haverá programação voltada para a pecuária. Os temas referentes à produção animal serão tratados durante a Acrinorte Genética, evento que também ocorre paralelamente à Exponop. 

Inscrições 

 As inscrições para o 11º Simpósio Regional de Agronegócios são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.embrapa.br/agrossilvipastoril até às 12h desta quarta-feira, ou no local do evento, a partir das 8h.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Videos
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação