Na manhã de hoje (12), foi entregue oficialmente ao parque de máquinas da prefeitura de Sorriso, três motoniveladoras (patrolas), uma PC escavadeira e um terraceador, que juntos auxiliarão a secretaria de obras na recuperação das estradas do interior do município.
Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, dinheiro este oriundo dos impostos Fethab e do ITR que são pagos pelos produtores rurais. Com esse incremento no número de máquinas, o município espera conseguir entregar para a safra 2018, estradas com maior qualidade e que garanta trafegabilidade normal, onde não é possível o trânsito de caminhões durante os períodos de chuvas.
Desde o inicio de seu mandato, o prefeito Ari Lafin sempre vem pregando a união e as parcerias. Lafin fez questão de destacar que o sindicato rural é um grande parceiro e, a entidade foi entregue a obrigação de apresentar nomes para chefiar duas secretarias do município de Sorriso: Transportes e Agricultura.
“ Lá em Boa Esperança eu fui ver os trabalhos com o Calebre (sub-prefeito do distrito) e eu percebi lá duas PCs trabalhando, quatro ou cinco caminhões estavam trabalhando e mais maquinas, mas como? se nós somente temos duas patrolas e dois caminhões…Os agricultores vieram pra dentro do processo e estão trabalhando conosco”, disse o prefeito.
Segundo Lafin, a intenção é colocar máquinas mais novas nos locais mais distantes da cidade, pois máquinas mais novas não quebram com facilidade, e as mais antigas, se quebrarem, estarão próximo do local de manutenção: “Uma máquina 0 km lá não quebra. As máquinas deles (produtores) poderão estar mais perto da oficina se for o caso de precisar manutenção. Com isso os produtores irão vir com mais nas parcerias, e nós também estaremos cuidando do distrito de Boa Esperança. O dinheiro do Fethab é de todos”.
Para o sucesso de vários trabalhos necessita-se do apoio dos produtores. O próprio terraceador ora comprado pelo município depende dos agricultores para ser utilizado, pois o município não possui um trator coma capacidade (CV) de puxar um equipamento tão grande, porém antes mesmo da aquisição o equipamento, foi discutido o assunto com os produtores.
O que se percebe no município, quando convidado a um ou mais desafios, a maioria das classes empresariais não se negam a fazer parcerias, principalmente quando o município entra também com a contra partida. Tal fato tem trazido grandes avanços, destacou o prefeito: “Então nós temos que sentar e falar a verdade (…) unidos nós conseguimos fazer o dobro”.