Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Junho de 2017 - 24:41
08/06/2017 - 13:43h
Inscritos no Cadastro Único têm até 30 de junho para regularizar dados
Chamamento também contempla beneficiários do Bolsa Família....
Fonte: Leandro J. Nascimento

Moradores de Sinop inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) têm até o dia 30 de junho para procurar uma das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e realizar atualização cadastral, sob risco de um possível cancelamento em benefícios concedidos. A convocação é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Conforme explica a assistente social Neuza Bertelli, gestora municipal do Programa Bolsa Família, o chamamento também engloba beneficiários deste programa que apresentam cadastro desatualizado ou suspenso. "Quem fez o Cadastro para algum benefício do Governo, seja para ter desconto em conta de energia, seja a própria Bolsa Famíla, entre outros, e deixou de atualizar, deve procurar o CRAS. Uma vez inserido no Cadastro, sempre há a necessidade de tê-lo em dia", pontua. 

Em Sinop, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, 15.317 famílias estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal. Até o final do mês, inscritos com pendências devem procurar os CRAS's dos bairros Menino Jesus, Paulista, Boa Esperança e Palmeiras, entre 7h30 e 11h30 e 13h30 às 17h30. Devem levar documentos pessoais originais e comprovante de residência.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) "é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras".

Ainda conforme o Ministério, "a partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas".

Os governos federal, estadual, municipal e o Distrito Federal têm responsabilidade compartilhada na execução do Cadastro Único.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Videos
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação