Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Novembro de 2020 - 12:28

VIOLÊNCIA

Violência doméstica e familiar: empresários podem solicitar palestras

18 de Novembro de 2020 ás 08h 35min, por Daniela Melhorança
Foto por Divulgação

A Pandemia do Coronavírus refletiu em muitos pontos de nossas vidas além da saúde, no convívio social, na economia, na educação e, em um ponto extremamente preocupante, na criminalidade doméstica. Dados da ONU demonstram que houve um aumento nas denúncias formais de abuso contra a mulher desde que a pandemia começou.

Um recente estudo realizado em São Paulo constatou que 4% das brasileiras já sofreram violência doméstica nos últimos meses. Considerando 40 milhões de mulheres vivendo em união, são 1,6 milhões de casos só na pandemia.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) destacou que os casos de feminicídio cresceram 22,2%, no segundo bimestre deste ano, em 12 estados do país, comparativamente ao ano passado. Nos meses de março e abril, o número de feminicídios subiu de 117 para 143. O estado em que se observa o agravamento mais crítico é o Acre, onde o aumento foi de 300%. O estado de Mato Grosso, que iniciou o bimestre com seis vítimas o encerrou com 15, um aumento de 150%.

É por causa destes números assustadores que a Rede de Enfrentamento e Combate à Violência Doméstica e familiar contra a Mulher de Sinop, criada em abril de 2019 e formada por Entidades públicas, privadas e terceiro setor, está promovendo, com o apoio da CDL Sinop, uma série de palestras de conscientização neste mês de novembro, em alusão ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a mulher, lembrado em 25 de Novembro.

As palestras de conscientização serão realizadas em empresas de Sinop, do dia 23 à 27 de Novembro, a pedido dos empresários e serão ministradas por diversas autoridades que fazem parte da REDE e convidados.

“A mulher que sofre violência doméstica as vezes precisa de uma palavra de motivação para decidir se livrar da violência mas nem sempre ela tem força para sair deste ciclo sozinha, as vezes ela precisa da ajuda de pessoas próximas, estas palestras servirão tanto para as mulheres como para as pessoas que podem ajudar e por isso incentivamos as empresas a solicitarem esta ação”, explicou a advogada Eliane dos Santos, presidente da Rede.

“Queremos levar estas palestras para o maior número possível de empresas, para que homens e mulheres conheçam essa realidade e lutem contra esse mal”, convida a gerente da CDL Vanusa Ires. O empresário pode solicitar a palestra por meio do telefone (66)99662-9771 via ligação ou whatsApp. E em caso de denúncia ligue 9.9662-9771 ou 190.