Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 18:53

CELEBRA SINOP

Terceira noite de festival reforça papel da escola na formação integral de crianças

14 de Setembro de 2019 ás 11h 51min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Ademir Specht

O penúltimo dia do Festival de Teatro Infantil “Arte com Fios de Encantamento”, realizado na noite dessa sexta-feira (13/09), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, foi de definição. Após uma sequência de quatro espetáculos, foi conhecida a última das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI's) classificadas para a grande final do evento cultural e que, no domingo, 15/09, no fechamento do Celebra Sinop, será consagrada campeã. A agenda reforçou o papel das instituições de ensino na formação integral da criança, integrando o ambiente pedagógico aos múltiplos contextos de vida.

Com o musical "O Mágico de Oz", a escola Cecília Meireles avançou para a etapa final. Ela disputou a vaga com as escolas Tatiana Belinky, Gerson Pires e Pequeno Príncipe. Durante pouco mais de uma hora, encantaram famílias e público presente no Centro de Eventos. Com o resultado, a final do Festival de Teatro passa a contar com EMEI De Toda Gente, Tempo de Infância e Santo Antônio.

De professores a famílias, as dezenas de rostos não escondia a emoção ao ver os pequenos brilhando no palco. "É um momento único para eles e os pais poderem estar assistindo, prestigiando. Essas crianças, diariamente, ensaiaram e elas gostam de apresentar. É um momento na vida delas. São novas experiências. Quem sabe, aqui não sai um ator ou uma atriz futuramente", enfatizou a professora Rubia Beatriz, da EMEI Tatiana Belinky

Mãe da pequena Ana Beatriz, estudante da EMEI Pequeno Príncipe, Jucimara Kreusch fala do evento como uma oportunidade para desenvolver também o lado humano das crianças, uma vez que a experiência possibilita novas descobertas, interação e a construção de saberes. "Ver ela [filha] assim, com muita gente, é gostoso e gratificante. É bom começar desde cedo para não ficar com tanta timidez", conta, em uma referência à criança que, no palco do Dante de Oliveira, deixou a timidez de lado e deu um show de interpretação.

Alessandra Candia, tia do estudante Henrique, da escola Pequeno Príncipe, elogiou a noite. Fez questão de enaltecer o esforço dos professores, destacando o projeto da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. "O trabalho da professora foi excelente. Para nós, como pais e integrantes da família, é gratificante ver as crianças se desenvolvendo desse jeito e é muito bom. Isso quer dizer que estão sendo preparados de forma integral as crianças para uma vida muito próspera e boa. [O festival é] muito bom. Deveria ter mais e para todas as categorias, para os professores e, assim, fico muito feliz. Poderia ter muito mais muitas vezes, pois os ver em palco, atuando, é muito bom", contou Alessandra.

Professora na mesma escola Pequeno Príncipe, Delci Zampieron lembrou que "a felicidade é imensa porque a gente ensaia, espera um bom resultado e eles vão muito feliz. Fizeram muito bonito. Estou realizada", disse, em uma referência à peça apresentada pela turminha e que destaca a importância do amor na vida das pessoas. "Uma oportunidade excelente que a Secretaria de Educação nos deu para que as crianças se apresentem", salientou a educadora.

A grande final do Festival de Teatro será realizada no domingo,  15/09, a partir das 15h, também no auditório do Centro de Eventos Dante de Oliveira.

CELEBRA SINOP

Durante as comemorações de aniversário do município, uma série de atividades é realizada na cidade. Contempla desde inauguração de obras, visitas e demais eventos preparados pela Prefeitura de Sinop e parceiros, com intuito de contemplar a população com uma vasta programação. Na parte cultural, gastronômica e de entretenimento, as atividades ocorrem no Dante de Oliveira. Nessa quinta-feira, dia 12 de setembro, foi realizado o show com o Padre Antônio Maria, a Festa das Nações e o Musicanto. Também no dia 14/09, no fechamento da Marcha para Jesus, o Celebra Sinop recebe o show nacional com Israel Salazar e pregação com o pastor Gustavo Paiva. A entrada é franca e as atividades podem ser acompanhadas gratuitamente. A realização é da Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, Governo de Mato Grosso, Grupo Sinop e Unimed Norte de Mato Grosso.