Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 15:33

2020

Sinop apresenta cenário favorável para novos investimentos e mais contratações, diz prefeita Ros

18 de Fevereiro de 2020 ás 15h 18min, por da

Fatores como o aumento da renda, a redução do desemprego, elevação do poder de consumo pelo cidadão e melhorias na qualidade de vida são indicadores essenciais para elevar uma cidade e seu desenvolvimento econômico. Neste quesito, Sinop vem reafirmando sua posição de polo na região Norte de Mato Grosso, destacando-se em diferentes frentes. Com a implementação de uma efetiva política de desenvolvimento econômico e pautada na atração de novas empresas, geração de emprego, verticalização da economia e industrialização, a Prefeitura de Sinop reforça seu compromisso na criação de uma atmosfera favorável à economia da cidade e sua evolução.

Conforme explica a prefeita Rosana Martinelli, a missão da gestão é proporcionar condições favoráveis para facilitar o desenvolvimento de negócios, atração de empresas e, por consequência, melhoria em diferentes indicadores: educação, infraestrutura e demais. "Estamos avançando nas mudanças e colocando Sinop nos trilhos do progresso. O município, hoje, oportuniza condições para quem aqui chega e deseja viver. Isso mostra que o trabalho desenvolvido está no caminho certo e, graças às parcerias estabelecidas, Sinop se consolida cada vez mais como uma referência estadual", destaca a gestora.

Em termos de melhores cidades para se fazer negócio, Sinop fechou 2019 ocupando o 33ª posição no ranking estabelecido pela Urban Systems e veiculado pelo Revista Exame em sua edição 1.195. Quando o quesito é desenvolvimento econômico em si, a cidade ocupou o 13° lugar no ranking, sendo avaliados 15 indicadores dos eixos econômico, financeiro e transporte. O estudo mensurou o desempenho de 317 municípios com mais de 100 mil habitantes e as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições e infraestrutura disponíveis.

O crescimento de Sinop pode ser visto em todos os setores da economia da cidade, refletindo diretamente na qualidade de vida da população, sobretudo, em relação à geração de emprego e renda. Segundo o setor de tributação da Prefeitura de Sinop, entre janeiro e dezembro de 2019, mais de duas mil novas empresas foram abertas. Atualmente, são mais de 14 mil empresas ativas no município. Com relação a vagas diretas, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou que, em 2019, o saldo foi de 2.742 novos empregos.

A cidade é polo de uma macrorregião composta por, pelo menos, 28 municípios e cuja população regional soma mais de um milhão de habitantes. Além de possuir diversas instituições públicas entre estadual e federal, o município comporta universidades públicas e privadas. Essa oferta em prestação de serviços atrai muitas pessoas de outras regiões.

"Sinop tem se tornado uma vitrine para negócios e despertado interesse internacional. O município está na mira dos negócios de empresas como estatal chinesa e que atua no segmento agro que já colocou o município na rota de expansão dos negócios. Temos consolidada na cidade a maior indústria de etanol de milho da América Latina, além de outras empresas que, constantemente, demonstram interesse em estudar a cidade como um local de expansão dos negócios. Nesta conjuntura, Sinop apresenta cenário favorável para novos investimentos e mais contratações", acrescenta a prefeita Rosana Martinelli.

Para facilitar o acesso de futuros investidores ao município, a Prefeitura de Sinop reforçou os investimentos no aeroporto João Baptista Figueiredo. Além dos negócios, as mudanças efetivadas pela gestão e anteriores à concessão do terminal à iniciativa privada, em termos de infraestrutura e condições para que novas empresas viessem a operar, fizeram o número de pousos e decolagens no terminal saltar de 127.458 em 2018 para outros 149.129 em 2019. O Aeroporto de Sinop contava, apenas, com a empresa Azul e com voos diários a Cuiabá. Uma das conquistas de 2019 foi a instalação da empresa Gol, com voos diretos a São Paulo. Sinop possui o segundo maior aeroporto do Estado de Mato Grosso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Daniel Brolese, fez a avaliação deste ano que passou e garante que 2020 vai superar as expectativas. "Tivemos em reunião com vários empresários do setor imobiliário, da construção civil e de indústrias, além de investidores internacionais. Essas reuniões já avançaram e, em breve, novas empresas se instalarão no município. Importante também salientar a parceria com as instituições do setor civil organizado, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial (ACES), Unesin, entre outras, que também estão juntas com a Prefeitura em diferentes parcerias para que, acima de tudo, seja a cidade e sua população quem possam sair ganhando. O nosso objetivo é buscar o bem estar da população, proporcionando emprego e geração de renda", informou.

No relatório apresentado pelo Centro de Informações Socioeconômicas (CISE), apresentado com o apoio da Unemat e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), 119 empresários ouvidos demonstraram acreditar que a expectativa para 2020 é positiva (99% dos entrevistados). Os empresários também foram questionados sobre qual o objetivo dos negócios para 2020 e a maioria, cerca de 40%, afirmou que o principal objetivo para este ano é ampliar o negócio. Já para 12% dos entrevistados, o principal objetivo é contratar novos colaboradores.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Kleiton Gonçalves, Sinop teve o privilégio de ter investimentos em faculdades e se tornar um polo educacional e com os investimentos a partir da Ferrogrão vão alavancar ainda mais a economia. "A educação leva muitas pessoas a morar em Sinop e, com isso, os investimentos vêm atrás. O quanto isso gera em alugueis ou em compra de terrenos. A Aces avalia Sinop como uma cidade de referência, cresce acima dos índices nacionais. São vários fatores que contribuem pra gente se tornar essa potência que somos hoje. Além da chegada de grandes indústrias como a Fertilizantes Tocantins e a INPASA. E com as expectativas da instalação do porto seco e da Ferrogrão, acreditamos que vai dar mais um up de mão de obra especializada que vem atrás desses serviços que serão prestados no nosso município", garantiu.