Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 07:15

Trânsito

Secretaria prepara estratégia para fechar 18 cruzamentos violentos

21 de Maio de 2019 ás 13h 44min, por Assessoria
Foto por Assessoria

Sejam diários ou não, os acidentes de trânsito se transformaram em um grave problema que a população enfrenta. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito, em 2018, por exemplo, ocorreram 2.148 acidentes, dos quais 74 destes com mortes. Só no primeiro trimestre de 2019 foram registrados 543. Assim, para garantir maior segurança aos motoristas, pedestres e moradores a Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop realizará intervenções em 18 cruzamentos que ligam ruas e avenidas do município.

Desde o início da gestão, a Secretaria trabalha em estudos criteriosos que viabilizem alterações, para que sejam garantidas maior mobilidade urbana e redução do número de acidentes. Os resultados identificaram 18 pontos com maiores índices de acidentes e serão esses que serão fechados. “Vamos analisar o comportamento do trânsito com o fechamento, principalmente, nos horários de pico. Verificar a viabilidade e monitorar o que acontece”, explica o secretário da pasta, Roberto Trevisan.

As obras ocorrerão em parceria com a Secretaria de Obras, que prevê ainda a construção de uma rotatória nos cruzamentos da Avenida das Acácias com Caviúnas. Segundo o secretário de Obras, os trabalhos para fechar os cruzamentos começam no segundo semestre deste ano.

 PONTOS DE FECHAMENTOS

  1. DAS ACÁCIAS COM RUA DAS CAVIÚNAS
  2. DAS EMBAÚBAS COM RUA DOS LÍRIOS
  3. DAS EMBAÚBAS COM RUA DAS PRIMAVERAS
  4. DAS EMBAÚBAS COM RUA DAS ORQUÍDEAS
  5. DAS EMBAÚBAS COM RUA DAS ROSAS
  6. DAS EMBAÚBAS COM RUA DAS AZALÉIAS
  7. DAS EMBAÚBAS COM RUA DAS AVENCAS
  8. DAS SIBIPIRUNAS COM RUA DAS AROEIRAS
  9. DAS SIBIPIRUNAS COM RUA DAS CASTANHEIRAS
  10. DAS ACÁCIAS COM RUA DAS AROEIRAS
  11. DAS ACÁCIAS COM RUA DAS PITANGUEIRAS
  12. DAS ACÁCIAS COM RUA DAS CASTANHEIRAS
  13. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS LÍRIOS
  14. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS PRIMAVERAS
  15. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS ORQUÍDEAS
  16. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS ROSAS
  17. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS AVENCAS
  18. DAS FIGUEIRAS COM RUA DAS AZALÉIAS

 

AÇÕES PARA O TRÂNSITO

As mudanças nesses cruzamentos fazem parte de uma série de ações que a Prefeitura de Sinop tem executado com foco em melhorias no trânsito do município. Ainda na parte de sinalização, a secretaria, desde 2017, trabalho na recuperação de duas mil placas e neste ano já foram adquiridas mais duas mil que serão implantadas em vários pontos do município identificados como locais de maior movimento, além da substituição de algumas que estão danificadas.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Outra frente de trabalho da secretaria está na parte de educação para o transito. Ao longo de todo o ano, equipes da Guarda Civil Municipal realizam palestras em empresas, blitz orientativas em vários locais da cidade e também desenvolvem o projeto Agende Mirim (AME) nas escolas. Os trabalhos são intensificados neste mês em alusão ao Maio Amarelo, com programação diária de orientação e conscientização por um transito mais seguro.

ÍNDICES

O número de mortes no trânsito em Sinop cresceu 25,4% entre os anos de 2017 e 2018, passando de 59 para 74, indicou pesquisa recente divulgada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. O último ano encerrou registrando, ainda, mais de 2,1 mil acidentes (2.195) em vias públicas do município. No mês em que se alude aos riscos e perigos do trânsito - o Maio Amarelo - os números revelam um cenário preocupante e que serve como base para um trabalho conduzido pela Guarda Civil Municipal (GCM).