Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 18:00

TRÂNSITO

Secretaria de Trânsito divulga balanço de testes realizados em avenidas da cidade

18 de Junho de 2019 ás 18h 43min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Urbanos (SMTU) realizou um estudo com equipamentos móveis para aferir a velocidade nas principais avenidas da cidade de Sinop e divulgou, esta semana, um balanço com os números dos testes realizados.

Toda a aferição foi feita durante o dia, quando o tráfego é mais intenso. Na Avenida dos Tarumãs, por exemplo, 15% dos veículos foram mais velozes tiveram média de 88 km/h.No cruzamento das avenidas Joaquim Socreppa com Sibipirunas, 15% dos veículos passaram pelo local a velocidades de 97 km/h.

Já nas avenidas das Palmeiras, Bruno Martini e Flamboyants a maior média foi superior a 100 km/h, sendo que no cruzamento das avenidas Itaúbas com Flamboyants a média máxima chegou a 125 km/h. Na Bruno Martini, próximo a faculdades os estudos apontaram que alguns condutores chegaram a velocidades de 110km/h e em frente ao Cemitério,  as altas velocidades alcançaram até 98km/h.

De acordo com o secretário de Trânsito de Sinop,  Roberto Trevisan, além das ações educativas realizadas diariamente em escolas, ruas e empresas, essa iniciativa utilizando os equipamentos visam dar mais segurança tanto para motoristas e pedestres. “Temos que ter consciência no trânsito, pois respeitar as leis é respeitar a sua vida e a vida do próximo. Os equipamentos de fiscalização servem como uma medida educativa, de controle de tráfego, temos a obrigação de reduzir as ocorrências relacionadas a acidentes no trânsito”, declarou.

Os testes foram realizando, ainda, considerando o fluxo de três pontos específicos, veja os números:

Sibipirunas com Júlio Campos  – semáforo veículos no sentido Primaveras – 40.608 veículos que passaram no local, desses 2.385 veículos cometeram infração; 1873 foram avanço de sinal.

Dom Henrique (Avenida da Saudade – próximo a capela sentido aeroporto) – 62.453 veículos passaram pelo local, desses 25.675 veículos cometeram infrações. 1332 veículos acima de 75km/h.

Júlio Campos (em frente ao Banco do Brasil – sentido Catedral) – foram registrados 64 veículos pesados (caminhões de ¾ pra cima), desses 10 veículos foram de três eixos a mais.

Conhecer a realidade do trânsito no município, as estatísticas e fragilidades são formas de estimular a conscientização e valorização à vida por motoristas, respeitar os limites de velocidade é uma delas. “A velocidade inadequada reduz o tempo disponível para uma reação eficiente em caso de perigo, além disso, quanto maior a velocidade, maiores serão as consequências no caso de um acidente”explica Benhur Carvalho, guarda civil municipal na Secretaria de Trânsito.

O TRÂNSITO EM SINOP

O número de mortes no trânsito em Sinop cresceu 25,4% entre os anos de 2017 e 2018, passando de 59 para 74, indicou pesquisa recente divulgada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano. O último ano encerrou registrando, ainda, mais de 2,1 mil acidentes (2.195) em vias públicas do município.

PENALIDADES

As penalidades para quem for flagrado pelos equipamentos variam de acordo com a gravidade da falta. Ultrapassar o sinal vermelho é considerado ato gravíssimo e gera multa e perda de 7 pontos na carteira. Quanto ao excesso de velocidade, se o motorista ultrapassar até 20% da velocidade permitida é considerada infração média com multa e perda de 4 pontos na carteira. Ultrapassar de 20% a 50% a velocidade máxima permitida é falta grave, com multa e perda de 5 pontos na carteira. O motorista que ultrapassar mais de 50% da velocidade permitida irá ter a carteira de habilitação suspensa imediatamente e, também,  receberá multa.