Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Março de 2024 - 05:29

Trânsito

Secretaria abre rodada de blitz educativa em área de escolas

13 de Fevereiro de 2019 ás 08h 57min, por Assessoria

Pelo menos quinze escolas de Sinop, entre públicas e privadas, devem receber, neste mês de fevereiro, ações de educação para o trânsito com blitz educativa acerca de normas, segurança, deveres e obrigações para um trânsito mais fluído nas imediações dos estabelecimentos de ensino. O trabalho foi iniciado na tarde dessa terça-feira, 12, pela EMEB Sadao Watanabe, no bairro Primaveras. 

Na primeira agenda realizada pelos guardas civis municipais, condutores de veículos e motocicletas, além de pedestres e os próprios estudantes foram abordados. Bastaram alguns minutos após às 17h, quando o corpo discente foi liberado, para observar as primeiras irregularidades. Entre elas, a não observação de áreas de estacionamento e a parada de veículo em locais inadequados, além do uso desnecessário de buzina. 

Sara Borges de Oliveira, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), frisa que, atualmente em Sinop, a principal infração cometida por motoristas nas imediações das escolas é a chamada fila dupla. "A partir do momento que você para em fila dupla, um condutor que está atrás, na intenção de fazer o certo, de estacionar, ele tem que ficar parado, esperando a pessoa que está cometendo a irregularidade para ele conseguir fazer o certo. Ou seja, quem para em fila dupla está pensando só nele", adverte a guarda civil. 

Sara Borges lembra que, neste momento, o foco do trabalho é orientativo, mas que flagrantes de irregularidades e a gravidade destas pode resultar em notificações e multas. "A partir do momento que você tem carteira de habilitação você sabe o que diz a lei. Porém, estaremos orientando, mas nada impede que seja feito o que a lei manda. Ou seja, estar notificando sobre o abuso da infração", ponderou a profissional. 

O que é preciso estar atento para melhorar o trânsito nas proximidades das escolas

- respeitar a faixa de pedestre;

- estacionar em local adequado (evitar estacionar em cima da calçada ou em cima da faixa de pedestre);

-respeitar a vaga especial;

- evitar buzinar desnecessariamente;

- não parar em fila dupla para não atrapalhar o direito de ir e vir dos condutores;

- utilizar adequadamente a faixa de embarque e desembarque.