Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 05:22

REGIÃO METROPOLITANA

Projeto Região Metropolitana é apresentado em Sinop para autoridades do estado e do nortão

15 de Setembro de 2021 ás 11h 37min, por Vanessa Kienen
Foto por ASSESSORIA

A Prefeitura de Sinop realizou nesta terça-feira (14), na programação de aniversário do município, um grande encontro regional, em que foi apresentado o projeto Região Metropolitana. A iniciativa, que visa ter Sinop como polo, reúne 15 cidades do norte de Mato Grosso. Estiveram presentes o Prefeito de Sinop, Roberto Dorner, vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o senador da república, Wellington Fagundes, o Deputado estadual Xuxu Dal Molin, Deputado estadual Gilberto Cattani, o Secretário de Estado de Educação Alan Porto, além de vereadores, secretários de Sinop e Prefeitos da região. Um vídeo apontando os números de crescimento e a economia de Sinop foi apresentando na ocasião.


O advogado e palestrante Wilson Quinteiro explicou ao público que se fez presente no Centro de Eventos Dante de Oliveira, o formato de uma Região Metropolitana. Ele ressaltou que é um replanejamento em busca do desenvolvimento com capitação de recursos públicos, privados e planejamento urbanístico para que tenha uma melhor qualidade de vida das pessoas. “Já existe uma preposição do deputado Cattani para criação da Região Metropolitana aqui no estado de Mato Grosso, tendo como sede Sinop. No entanto, é importante destacar que o objetivo é desenvolver toda uma região, todas as cidades, nós temos que buscar os conceitos de envolvimento socioambiental e que isso dá a oportunidade que as cidades possam entrar numa agenda de crescimento, com captação de recurso no erário federal, estadual e até mesmo internacional. É um novo tempo e o planejamento é necessário para as cidades brasileiras”, afirma Quinteiro.


Quinteiro ainda lembra que o próximo passo é a criação de uma lei complementar. “O Governo do Estado de Mato Grosso no sentido de criar a oportunidade da Região Metropolitana é um preceito constitucional, está dentro do estatuto da metrópole e é um novo conceito. Então, nós não estamos hoje aqui para debater números, mas sim para apresentar um novo conceito de desenvolvimento, aonde a liderança vem para Sinop, mas que também atinge a liderança de Sorriso, e de outras cidades aqui da região. Então, é um novo conceito dentro de um plano urbanístico de desenvolvimento”, finalizou o palestrante.


O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta esteve presente na reunião, afirmou que a região toda sempre foi líder na região norte. Ele destacou essa organização que já é bem sucedida em outras regiões do Brasil. “Então, se for possível usar as ferramentas que nós temos, as pessoas que nós temos no setor público e usar esse título de região metropolitana para poder trazer benefícios, eu acho que nós precisamos nos engajar e apoiar. Nós temos que ver os projetos bem sucedidos, regiões de onde funciona e como funciona, e copiar [...] Estamos aqui principalmente para parabenizar Sinop, parabenizar a sociedade de Sinop, por ter tido a capacidade de formar esse centro urbano maravilhoso, um povo vencedor, um povo trabalhado, que enfrentou dificuldades que hoje triunfa. A cidade de Sinop está no mapa do Brasil muito bem posicionada, uma cidade conhecida no mundo inteiro, é um orgulho para nós mato-grossenses.”, pontuou.


O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, ressaltou que foi realizado o convite para todas as cidades do norte façam parte do projeto. “Queremos que a nossa região seja uma região metropolitana, assim como é Cuiabá e seus municípios vizinhos. Então nós com esse trabalho, de uma região metropolitana, podemos reivindicar mais, junto aos nossos políticos, junto ao Governo do Estado e também ao Governo Federal, mais melhorias para o nosso município”. O prefeito também falou sobre a iniciativa de ter um espaço, com informações sobre a região metropolitana. “Na zona metropolitana será colocada a bandeira de cada município, com o nome de seus prefeitos e também com a sua economia, colocar nessa placa, porque o investidor que vem geralmente vem primeiro para Sinop chegando e olhando as placas e vendo cada qual, cada município a sua economia ele poderá escolher algum município para fazer seu investimento” explicou o gestor do município.

O Senador Welington Fagundes, destacou a importância do prefeito Roberto Dorner ao aderir a ideia do projeto, o que contribui para ser dado o próximo passo. “Porque a cidade como polo, acaba convergindo a liderança, mas também vai ter o papel de promover o desenvolvimento regional, e essa é a visão também do prefeito Dorner, que entende que Sinop precisa desenvolver, mas todas as cidades aqui da região norte também precisam ter o mesmo caminho. Por isso, inclusive estamos aqui hoje com várias frentes de trabalho não só inaugurando lançando obras como principalmente buscando transformar também Sinop em um grande polo educacional”.


O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL), autor do projeto, ressalta a carência do Estado de Mato Grosso em ter uma região Metropolitana. Ele explica, que muitos estados brasileiros já possuem um grande número de regiões metropolitanas já criadas. “Nós quando chegamos na Assembleia Legislativa, notamos uma deficiência em regiões metropolitanas. Temos estados aí que passam de dez, quinze até vinte regiões metropolitanas em todo o estado. O estado de Mato Grosso só tinha uma região metropolitana que era a região da grande Cuiabá. O que nós fizemos imediatamente quando chegamos lá, vendo essa deficiência, foi promover um requerimento para duas regiões metropolitanas, sendo a grande região aqui do nortão, em Sinop, e a grande região sul, encabeçada por Rondonópolis. O próximo passo disso está nas mãos dos gestores, e em aqui em Sinop eu tenho o prazer em dizer que o senhor Roberto Dorner, implantou de imediato essa ideia e está dando uma resposta aos munícipes daqui, já encampando a ideia da região metropolitana”, afirmou Cattani.

O secretário de desenvolvimento econômico do município de Sinop Klayton Gonçalves, ressalta que a criação da região metropolitana beneficiará todas as cidades que irão compor o projeto, dando visibilidade a cada econômica local. “É um momento importante, é um momento que Sinop faz aniversário, o prefeito presenteia não só os munícipes, mas toda a região com essa palestra interessante feita aqui pelo Wilson Quinteiro, dando essa explicação sobre a constituição de uma região metropolitana. Região Metropolitana essa, que acaba beneficiando a todos os municípios ao entorno. Nós não estamos falando de Sinop, nós estamos falando de uma construção, de uma solidez aonde mostra a importância de todas as cidades que acabam compondo esse grande grupo de cidades”, destacou o secretário.