Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 12:21

Saúde

Profissão Nutricionista

21 de Agosto de 2019 ás 10h 13min, por Dayane P. de Lima - Nutricionista clínica
Foto por Assessoria

No dia 31 de agosto é comemorado o dia do profissional nutricionista. Essa data foi escolhida para homenagear a criação da Associação Brasileira de Nutricionista (ABN) que foi fundada em 31 de agosto de 1949, alguns anos após a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista, e depois pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de nutrição no Brasil, pela faculdade de saúde publica da universidade de São Paulo, inicialmente o curso tinha duração de um ano e era ministrado em tempo integral. Em 1966 o curso passou a ter duração de três anos, e em 1972 então a duração passou a ser de 4 anos.

Lieselotte hoeschl Ornellas foi a pioneira na área da nutrição no Brasil, sua primeira profissão era enfermeira, que buscou sua segunda formação de nutricionista na argentina.

Nutricionista é um profissional da área da saúde e ciência dos alimentos, que visa a promoção, prevenção e manutenção da saúde. Profissional capacitado a atuar visando atenção dietética e segurança alimentar. É o profissional responsável pela elaboração de cardápios de acordo com o paciente. A área de atuação do nutricionista é bem ampla, podendo atuar em consultórios clínicos, hospitais, cozinhas industriais, restaurantes, escolas, academias, indústria de alimentos, responsável pela elaboração de cardápios, condutas dietoterápicas, avaliação nutricional, diagnostico nutricional etc.

NUTRICIONISTA CLÍNICA

A nutricionista clínica é responsável pela avaliação nutricional, diagnostico nutricional, e elaboração do plano alimentar de acordo com as necessidades de cada paciente, com o intuito de proporcional uma alimentação adequada que venha suprir as necessidades de cada indivíduo. 

Minhas áreas de atuação dentro do âmbito de nutricionista clínica são: emagrecimento, dietas esportivas, reeducação nutricional, plano alimentar para gestantes, dietas e acompanhamento em pacientes bariátricos, tratamento e prevenção de doenças. Durante a consulta realizo o exame de bioimpedância, que é uma máquina (balança) com eletrodos de corrente magnética indolor de baixa intensidade, que realiza a leitura corporal, peso atual, imc, % de gordura corporal, % de musculo corporal, taxa de metabolismo basal, idade corporal e gordura visceral.

Após a análise corporal, e o preenchimento da anamnese (momento em que podemos conhecer mais a rotina do paciente e os hábitos alimentares), são traçadas as metas, repassado as orientações nutricionais, e o plano alimentar de acordo com cada perfil, análise e objetivo. Lembrando que não somos iguais por isso o plano alimentar deve ser específico para cada paciente.

A missão do nutricionista clinico, é contribuir para a saúde da população, ajudar o paciente a adquirir novos hábitos alimentares, proporcionando melhor qualidade de vida, prevenindo doenças futuras, prestar assistência nutricional por meio do exercício ético.

Dayane P. de Lima

Nutricionista clínica

CRN1 n°14326/P