Bem vindo ao Visão Notícias - 21 de Novembro de 2019 - 15:40

2ª Edição

Procon Sinop lança campanha Natal Sem Dívidas nesta quinta-feira (7)

06 de Novembro de 2019 ás 13h 20min, por DA REDAÇÃO

O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop), realiza a ação Natal sem Dívidas, por meio da qual atuará como mediador entre o fornecedor que possui o crédito a receber e o consumidor inadimplente que pretende realizar o pagamento da dívida e recuperar seu poder de compra, de forma consciente. O lançamento ocorrerá amanhã, 07 de novembro, às 8h, nas dependências do Carandá Shopping , com a presença dos parceiros e apoiadores.

Novembro foi escolhido como mês de combate ao superendividamento por ser época onde os consumidores recebem salários extras, abonos e outras gratificações, devido à proximidade do Natal, possibilitando que o consumidor possa realizar uma programação para efetuar a quitação ou renegociação de dividas em atraso, garantindo assim um Natal tranquilo.

De acordo com Juliana Baptista, diretora do Procon-Sinop, considera-se superendividado, o cidadão que possui dívidas superiores ao seu rendimento e que os débitos comecem a prejudicar o orçamento, a vida da família e a própria saúde do consumidor.

“Isso pode ocorrer devido ao consumo excessivo e desprogramado, onde o consumidor adquire produtos ou contrata serviços além das possibilidades do seu orçamento, ou ainda pode ocorrer quando o consumidor se endivida por causa de imprevistos da vida, como desemprego, redução de salário e doenças. Essa ação do Procon segue aquilo que nossa prefeita Rosana Martinelli determina fortemente aos órgãos da administração municipal: que estejam próximos da comunidade. Isso é promover a humanização dos serviços públicos e melhorar também a vida do cidadão”, explica.

Até o dia 20 de novembro, os fornecedores interessados poderão procurar a CDL, a ACES e o Procon Sinop para realizarem a adesão à ação. Nos dia 25 a 28 de novembro será realizada, ainda, a semana do Natal Sem Dividas, onde os consumidores poderão estar levando seus débitos e receberão auxílio para organizarem seu orçamento e poderão realizar os acordos com os fornecedores através da mediação do Procon. Nas datas de 25/11 a 27/11 a ação do Procon será no Carandá Shopping; já em 28/11, chegará ao salão de festas da Paróquia São Cristóvão.

Os consumidores deverão levar documentos pessoais e comprovantes dos débitos que queiram negociar nos locais onde ocorrerá a ação. Todos os fornecedores poderão participar do Natal Sem Dividas através da adesão. As empresas que não aderirem e nos casos de ocorrência de demandas, serão notificadas administrativamente a oferecerem proposta de quitação das dividas de acordo com os preceitos do CDC e nos termos da Ação Natal Sem Dividas.

Os fornecedores que aderirem só poderão mudar os termos da negociação se a proposta for mais benéfica ao consumidor. A partir do dia 07/11/2019 os fornecedores poderão aderir e entrar em contato com consumidores inadimplentes para que participem da Ação e quitem os débitos.

A ação ocorrerá nos seguintes locais:

Dia 25/11/2019

14h às 20h

Shopping Carandá

Dia 26/11/2019

14h às 20h

Shopping Carandá

Dia 27/11/2019

7h às 13h

Procon Sinop

Dia 28/11/2019

9h às 16h

Paróquia São Cristóvão

 

ATUAÇÃO DO PROCON

O Procon tem o dever de proteger e auxiliar o consumidor endividado, garantindo a qualidade, lealdade e segurança  nas relações de consumo, além de oferecer meios para que tanto o consumidor quanto o fornecedor realizem uma negociação justa e que poderá ser cumprida.

 

DICAS PARA EVITAR O SUPERENDIVIDAMENTO

O consumidor deve priorizar as dívidas atrasadas, considerando aquelas relativas aos serviços básicos, ou seja, energia elétrica e água, e após buscar a negociação das demais.

É necessário anotar todos os débitos e os gastos mensais para verificar o montante que poderá ser reservado para o pagamento das dividas atrasadas.

Depois de realizar a análise das contas, é o momento de se encontrar com o credor para renegociar a dívida. Se tentar renegociar sem entender seus gastos, a chance de não conseguir arcar com o compromisso de novo é grande.