Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 09:37

MOVIMENTO MAIO AMARELO

Prefeitura lança movimento de conscientização sobre segurança no trânsito

03 de Maio de 2021 ás 15h 48min, por Roneir Corrêa
Foto por ASSESSORIA

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano lançou na manhã desta segunda-feira (03) o movimento “Maio Amarelo” de conscientização sobre a segurança no trânsito. O objetivo é mobilizar a sociedade para a atenção durante o uso das vias públicas com intuito de reduzir os índices de acidentes e resguardar a vida dos usuários do trânsito.

Durante todo o mês de maio, a pasta, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito e equipes operacionais, realizará várias atividades educativas de orientação, como blitz, palestras nas escolas, empresas e aos condutores, ressaltando a importância de cumprir as regras de trânsito para segurança coletiva.

Nas escolas, será realizado o projeto “Criança Segura na Escola” que consiste em palestras lúdicas e interativas, com intuito de ensinar os alunos sobre as regras de circulação e conduta, e, a importância de colocar em prática diariamente ao usar o trânsito.

Às empresas, será ofertado o projeto “Agente Palestrante” que visa repassar aos funcionários e empresários, o valor da vida, estatísticas, causas e consequências e como evitar acidentes durante a execução do trabalho.

A secretaria ressalta que toda empresa poderá receber a palestra. Para isso, é preciso que a interessada emita um ofício ao Departamento de Educação para o Trânsito, solicitando o evento. No documento deverá estar especificado a data e horário da disponibilidade da empresa. É necessário que seja feita a solicitação com antecedência para programação da secretaria.

Além desses, ainda será realizado o projeto “Cidadão Consciente, Trânsito Sem Acidente” voltado aos condutores de motocicletas e automóveis, sobre os riscos da direção veicular. Nesta atividade, será realizada blitz educativa com adesivagem de veículos e entrega de fitas amarelas alusivas aos cidadãos abordados.

“Maio Amarelo é um movimento nacional que tem como objetivo a discussão ampla do tema segurança viária. O objetivo é mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos dela, para engajar ações e propagar o conhecimento, dando amplitude que a questão do trânsito exige. Ações educativas serão realizadas ao longo desse mês visando a redução dos índices de acidentes e garantindo a saúde dos usuários”, comentou o secretário da pasta, major Joubert Sacramento.

Todas essas ações serão executadas de acordo com a programação definida pela pasta. Em todas elas serão seguidas rigorosamente as medidas de biossegurança instituídas pelos órgãos de saúde, como, o distanciamento, uso de máscaras faciais e higienização das mãos com álcool 70%.