Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 21:37

Dengue

Prefeitura disponibiliza caminhão de coleta para ações contra o Aedes; veja programação

28 de Janeiro de 2020 ás 10h 31min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira, 28, à nova etapa do mutirão de combate à dengue. Além das ações em âmbito vistorias, destinação de caçambas para os bairros e suporte nos mutirões comunitários de limpeza, o município, agora, também passa a contar com o reforço de um caminhão caçamba que percorrerá diferentes localidades, recolhendo materiais que acumulam água e se tornam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.   

Entre este dia 28 de janeiro e 31 de janeiro o veículo percorrerá as localidades Jardim Violetas, Residencial Jequitibás, Jardim das Oliveiras, Jardim das Azaleias, Jardim Maria Carolina e Alto da Glória. A orientação é que os moradores se antecipem e realizem a limpeza dos quintais/imóveis e deixem, por exemplo na calçada, aqueles lixos que se enquadram na categoria dos que serão recolhidos. Não serão coletados galhos de árvores, entulhos de construção, madeira ou mato.

Todos estes bairros por onde o caminhão passará já receberam visitas das equipes de campo, por exemplo agentes de endemias/saúde, responsáveis pelas vistorias.

Naquelas localidades onde a Prefeitura de Sinop já disponibilizou a caçamba (não móvel) e já houve realização de mutirões comunitários, o caminhão não passará novamente. 

As ações do mutirão contra a dengue instituídas pela Prefeitura de Sinop registra, até o momento, vistorias em mais de 10 mil imóveis e desde 13 de janeiro, passando pelos bairros Oliveiras, Jardim Vitória Régia, Nações, São Cristóvão, Jacarandás,  Primaveras, Maripá, Residencial Lisboa, Alto da Glória, Santa Rita, Novo Estado, Maria Carolina, Azaleias, Sebastião de Matos, Sabrina 1, Novo Jardim.  

DENGUE EM NÚMEROS

Do dia 01 ao dia 20 de janeiro de 2020, o município registrou 419 casos de dengue; desses, 14 tiveram sinais de alarme e quatro foram graves. E, ainda, foi confirmado um óbito por causa da doença.

O cenário apresenta mais de 900% no aumento de casos registrados durante todo o mês de janeiro de 2019, no qual teve 41 casos confirmados.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.