Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 18:16

CARTAS

Prefeita Rosana assina cessão de área onde funcionará centro masculino de acolhimento

16 de Julho de 2019 ás 08h 11min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Ademir Specht

Prefeitura de Sinop, Câmara de Vereadores e o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (Cartas) assinaram, na manhã desta segunda-feira, 15/07, o termo pelo qual o município concede à entidade, pelo período de 20 anos, um terreno de 9,6 mil metros quadrados no bairro Sabrina 3, destinado à implantação de um centro masculino de acolhimento para dependentes químicos e alcoólatras. A formalização foi realizada durante encontro no Paço Municipal. 

"Quero agradecer ao Cartas pelo trabalho sério que vem prestando no município de Sinop e toda parceria nos momentos em que nossa rede sócioassistencial solicitou. Um serviço sempre muito bem prestado na realização de atividades ao público dependente químico e do álcool. O Cartas, desde o início, está com a Prefeitura de Sinop", destacou a prefeita Rosana Martinelli.  

O terreno onde o Centro estará baseado compreende uma área do município e que, mediante aprovação da Câmara de Vereadores, foi concedida por duas décadas. O Cartas já iniciou as adequações do espaço físico existente e que será transformado na unidade de acolhimento. "Esse terreno será destinado à abertura de um centro de acolhimento masculino dessa população, no tempo de 20 anos, para que a gente consiga minimizar o problema social desses moradores de rua. Vai ser feita a parceria com o município, para acolhimento desse público", expressou o coordenador e também terapeuta, Thiago Augusto Andrade Nogueira, ao se referir à articulação entre município e Cartas. Os encaminhamentos de pessoas ocorrerão via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Presente à reunião no gabinete da prefeita Rosana Martinelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Remídio Kuntz, enalteceu o trabalho do Cartas no município, citou a dificuldade em se trabalhar com o público dependente químico e os desafios no âmbito das políticas sócioassistenciais. O legislador enfatizou a parceria com a Câmara, lembrando estar a Casa de Leis "sempre aberta".  
 
Presidente do Cartas, Ana Elisa Del Padre da Silva, pontuou que a celebração desse termo de cessão representa uma conquista e consolida o fortalecimento no município. "Esse é um trabalho que fazemos em conjunto e, com a graça de Deus, com o trabalho conjunto com a Prefeitura, com o poder público, com a Câmara, a gente pode desenvolver esse centro terapêutico. O nosso objetivo é que o município de Sinop vire uma referência para o Estado de Mato Groso. É acolher essas pessoas, fazer um tratamento terapêutico multidisciplinar, acolher esses moradores de rua, dependentes químicos e trabalhar para a evolução", salientou. 

A Prefeitura de Sinop é parceria do Cartas desde 2018, quando a Comunidade Terapêutica entrou para a lista das beneficiadas pelos termos de fomento. Desde aquele ano, a Prefeitura repassou R$ 140 mil em para apoiar as ações da entidade. O montante engloba recursos direcionados via emendas impositivas da Câmara de Vereadores e outros próprios, do Executivo Municipal. "Uma agenda muito positiva no gabinete da prefeita e a prefeita Rosana Martinelli dando toda a estrutura, apoio para que possamos trabalhar em prol da sociedade, junto à Secretaria de Assistência Social", acrescentou o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir de Bortoli.

Além da prefeita Rosana Martinelli e o vice-prefeito Gilson de Oliveira, o secretário Ademir de Bortoli, a equipe de trabalho do Cartas, o presidente da Câmara, Remídio Kuntz, participaram da agenda, nessa segunda-feira, os vereadores Maria José, Mauro Garcia, Joacir Testa, Professora Branca, Tony Lenon, Agnaldo Turra, Lindomar Guida.