Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 02:05

Meio Ambiente

Plantio de frutíferas visa à preservação ambiental de espécies

24 de Janeiro de 2020 ás 15h 40min, por Assessoria
Foto por Marcos Silva

O projeto pioneiro de restauração florestal denominado Floresta de Alimentos iniciou hoje (24), com o plantio de 300 frutíferas em áreas públicas, sendo na avenida dos Pinheiros e Parque Florestal. A iniciativa é da entidade sem fins lucrativos ECOARTS AMAZONIA, em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de Sinop, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.

Segundo a diretora da Ecoarts, Márcia Martins, o projeto Floresta de Alimentos prevê o plantio de mais de mil matrizes frutíferas, de 17 espécies, a fim de propagar essas espécies em extinção. "O nosso objetivo é o plantio de floresta no espaço urbano. Foi cedido através da Prefeitura de Sinop, a possibilidade de fazer plantio de frutíferas em espaços públicos, como a avenida dos Pinheiros, o Parque Florestal e uma escola municipal. São frutíferas nativas da Amazônia e essas espécies estão indo embora e, isso, afugenta cultura, pássaro, animal e gente. E isso vai tendo empobrecimento genético também".

Um diferencial do projeto é que todas as mudas serão monitoradas através de tecnologia QR code, que permite o acompanhamento do desenvolvimento da muda, o georeferenciamento e o cálculo de crédito de carbono. "A ideia é trazer essas frutas pra perto do povo. Basta pegar o aplicativo, ler o QR code, e saber que árvore é essa. Pode curtir, interagir e dar dicas. A ideia é todo mundo participar dessa ação de preservação", explicou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, as matrizes vieram da Embrapa no Belém do Pará e passaram um ano em aclimatação no Viveiro Municipal Roque Canelli para adaptação. "A Sedec, através do viveiro municipal, está climatizando as mudas há quase um ano. Hoje inicia o plantio dessas matrizes para futuramente reproduzir e multiplicar essas espécies", informou.

Ivete Frank Mallmann, secretária municipal de Meio Ambiente, destaca a importância da parceria com o poder público como forma de potencializar, inclusive, a arborização urbana do município, afetando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. "Enquanto Prefeitura, temos que colaborar com projetos que promovam a sustentabilidade e a promoção do meio ambiente. Esse plantio de árvores nativas e frutíferas representa uma importante ação para nossa cidade. Um projeto que conta com o aval de nossa prefeita, Rosana Martinelli, que determinou que as secretarias façam o máximo possível para colaborar com o trabalho", elenca Ivete.