Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 04:32

FEBRE AFTOSA

Pecuaristas têm até 30 de novembro para vacinar rebanho contra a febre aftosa

20 de Novembro de 2020 ás 09h 54min, por DA REDAÇÃO
Foto por Divulgação

Começou dia 1º e segue até 30 de novembro a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade em Mato Grosso. Os pecuaristas têm até o dia 10 de dezembro para comunicar a vacinação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), exceto na região do Pantanal em que a vacinação e a comunicação seguem até 15 de dezembro. 

Uma das novidades deste ano é que não há mais prazo de carência para o trânsito dos animais. O transporte pode ser feito logo após a vacinação registrada no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), conforme a Instrução Normativa nº 48, de 14 de julho de 2020.

A atualização das informações para o Indea-MT sobre o saldo de animais deve ser feita regularmente nas etapas de vacinação, mesmo para os produtores que não têm animais em idade para serem imunizados. Além disso, o saldo temporário para o abate dos animais será de 90 dias, ou seja, o produtor terá até o dia 28 de fevereiro de 2021 para abater seus animais lançados nesta categoria.

Retirada da vacina

Mato Grosso faz parte do grupo IV do cronograma estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a retirada da vacinação da febre aftosa a partir de 2022. Uma pequena área do noroeste do estado, composta por quatro municípios e Rondolândia, integram o Bloco I que não vacina mais.

Os caminhos para tornar Mato Grosso livre da doença sem vacinação foram discutidos no dia 22 de outubro durante o 2º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa, promovido pelo Mapa, Famato, Acrimat, Acrismat, Aproleite, Indea-MT, Fesa, CRMV e Sindifrigo. O evento teve a participação de especialistas e lideranças do Agro nacional e internacional. Para assistir acesse o canal do Sistema Famato no YouTube https://youtu.be/rF_PbCbnrUU.