Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 09:36

Com potência instalada de 1.820 MW

Hidrelétrica Teles Pires completa no mês de novembro cinco anos do início da operação comercial

18 de Novembro de 2020 ás 12h 05min, por DA REDAÇÃO

Administrada pela Companhia Hidrelétrica Teles Pires, constituída pelas empresas Neoenergia (51,00%), CGT Eletrosul (24,50%) e Furnas (24,50%), a usina, situada no rio homônimo, nos municípios de Jacareacanga (Pará) e Paranaíta (Mato Grosso), é capaz de abastecer consumo energético de cerca de 13 milhões de pessoas.

Energia gerada pela usina é capaz de atender consumo de 13 milhões de pessoas.

Além da geração de energia, a Teles Pires tem orgulho das suas ações em prol das melhorias para as comunidades indígenas da região e dos produtores rurais do Assentamento São Pedro em Paranaíta-MT, por meio de projetos socioeconômicos desenvolvidos de acordo com os programas ambientais. Também são viabilizadas iniciativas ambientais, que buscam a preservação de fauna, flora, água e solo.

Dentre as ações executadas até o momento, destacam-se: construção, reforma e melhorias em casas de apoio, escritórios, galpões de castanha e casas de farinha, pilar da alimentação e da cultura indígenas; entrega de espaços para lojas de artesanato; revitalização de posto de saúde e de local de descanso para indígenas em deslocamento das comunidades para os pontos de comercialização de seus produtos; e atividades de conscientização no assentamento rural São Pedro, onde vivem 600 famílias.

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires atua, também, em diversas frentes para preservar o meio ambiente e ampliar o conhecimento existente sobre a região em que está inserida, tão rica em biodiversidade – novas espécies de fauna e flora foram descobertas em estudos nos últimos anos.

Cerca de dois milhões de mudas foram produzidas no viveiro da hidrelétrica e mais de 800 hectares foram reflorestados. São executadas, ainda, ações de sensibilização, em torno do reservatório e o projeto Plante Uma Árvore no Assentamento São Pedro, além de compostagem mecânica de resíduos orgânicos na UHE.

E reconhece a importância do meio ambiente para a atual e futuras gerações e busca garantir para toda força de trabalho a saúde e segurança ocupacional por meio do comprometimento com a Política do Sistema Integrado de Gestão.

Venha conhecer um pouco mais das nossas ações, acesse nosso site www.uhetelespires.com.br.