Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 10:44

SEXTA-FEIRA

Gincana da Água faz alerta para uso consciente e gestão eficaz dos recursos hídricos

21 de Março de 2019 ás 06h 11min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

Fundamental à manutenção da vida, a água e o uso consciente deste recurso têm se tornado tema frequente nos debates da agenda pública. O movimento vem objetivando elevar o grau de consciência quanto à importância deste recurso, bem como estabelecer políticas públicas eficazes de gestão.

Quando o assunto é a água, lembra a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Ivete Mallmann, não se leva em conta, unicamente, aquela que utilizamos cotidianamente para o consumo, mas tudo o que diz respeito ao potencial hídrico do país por meio de seus rios, córregos, reservatórios e demais, sobre os quais incidem dezenas de desafios.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) mostram uma demanda crescente no uso da água no país, com aumento estimado de aproximadamente 80% no total retirado de água (de diferentes fontes) nas últimas décadas. Até 2030, segundo o Governo, projeta-se uma alta de 30% na retirada deste recurso. "Este recurso hídrico é importante para a nossa sobrevivência enquanto seres humanos, mas, também, para várias atividades econômicas que são exploradas. Sem água não há como praticar agricultura, pecuária, por exemplo. Igualmente, não há como gerar energia em muitas partes do Brasil", destaca a gestora.

O estudo da ANA, denominado "Conjuntura", de 2017, mostra que, no Brasil, 46,2% dos 2.057,8 metros cúbicos/segundo de água retirados dos rios, córregos, lagos, lagoas e reservatórios vão para a irrigação. 

Em Sinop, nesta sexta-feira, 22, a temática água e a gestão de recursos hídricos serão discutidas, na prática e de forma lúdica, por técnicos da área educacional e de Meio Ambiente e um grupo de estudantes de escolas municipais durante a edição 2019 da Gincana da Água, evento realizado pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

A agenda marca o encontro de estudantes da Rede Municipal de Ensino em atividades pedagógicas, de lazer e de recreação, com o propósito de conscientizá-los e promover o alerta quanto à importância do uso consciente do recurso hídrico. De acordo com a programação divulgada pela SDS, a Gincana será realizada das 7h às 11h no ginásio olímpico José Carlos Pasa.  

"A gincana é um momento em que as crianças aprendem brincando. Nós, enquanto municípios, estamos reforçando o compromisso de educar de forma divertida, sem deixar de se trabalhar um tema sensível como a Água", frisa a bióloga Aline Magione, coordenadora do setor de Educação Ambiental da SDS. 

Crise hídrica

No Brasil, entre 2013 e 2016, 48 milhões de pessoas foram atingidas por secas (duradoura) ou estiagens (passageiras), revelou o estudo da ANA. Apenas em 2016, ainda segundo a Agência, 18 milhões de pessoas foram afetadas "por estes fenômenos climáticos que causam escassez hídrica, sendo que 84% dos impactados viviam no Nordeste".

Ao avaliar o quesito cheia, o mesmo estudo detectou que entre 2013 e 2016 um total de 7,7 milhões de brasileiros "sofreram com os impactos dos diferentes tipos de cheias: alagamentos, enxurradas e inundações. Apenas em 2016, cerca de 1,3 milhão de habitantes sofreram com a água em excesso. Enquanto o dano mais frequente causado pelo fenômeno é a perda de residências e outros bens materiais, menos de 1% dos impactados tiveram outros tipos de danos, como óbitos, desaparecimentos, doenças e ferimentos em decorrência de cheias".