Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 10:55

Novidade

Foi lançado hoje o projeto Documento Pet para identificar animais em Sinop

01 de Julho de 2021 ás 14h 39min, por Visão Notícias
Foto por Divulgação

"A ideia do documento pet vem de encontro as políticas públicas da Causa Animal. O nosso trabalho já vem a cerca de 1 anos e meio, onde defendemos, inclusive, a implantação de um Conselho Municipal do Bem Estar Animal", essas é ideia de um dos principais defensores da Causa Animal em Sinop, Daniel Trindade.

A cerimônia de lançamento do Programa de Chipagem e Identificação de Pets ocorreu na tarde desta segunda-feira (01) na sede da APAMS, no Setor Industrial e contou com várias autoridades que defendem a importância do programa em Sinop.

O animal terá um chip do tamanho de um grão de arroz implantado na pele. No equipamento será colocado os dados do animal, identificação dos proprietários e poder controlar, não em seu total, o número de animais no município.

Os primeiros animais a receber o mecanismo é o cão mais famoso de Sinop, o Stopa, a cachorrinha Ronda, a mais nova mascote da Polícia Civil, a Carabina, mascote da Polícia Militar todos das instituições em Sinop. Alguns animais da APAMS também receberam o chip.

"Estamos buscando uma parceria com a iniciativa pública e privada para podermos acompanhar o índice populacional de animais. O sistema já funciona nas regiões Sul e Sudeste e tudo que dá certo tempos que implantar, por isso, estamos trazendo para Sinop", concluiu Trindade.

O sistema, no primeiro momento, será apenas para identificar o tutor do animal caso ele desaparecer e for encontrado. Através do leitor de QRCode, é descoberto o seu dono e depois levado a família.

Os interessados em estar participando do projeto, tiver interesse em estar identificando seu animal deve procurar a Associação Protetor dos Animais de Sinop (APAMS) ou Daniel Trindade pelas redes sociais do Stopa.

O cão Luck, do Corpo de Bombeiros, que participou das buscas as pessoas desaparecidas em Sobradinho após o rompimento de uma barragem também recebeu o chip.

O vereador Celio Garcia esteve representando a Câmara de Vereadores e é defensor da causa animal. Ele está auxiliando a criação do Conselho Municipal.

A estimativa que aproximadamente 1000 animais recebam o chip. Na APAMS cerca de 300 animais devem receber o dispositivo.

O valor, em primeiro momento, terá o custo aproximada de R$ 119.  Através de parceira não terá custo para família de baixa renda em uma próxima etapa ainda não definida.