Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 06:52

EDUCAÇÃO

Creches usam teatro e música para dar boas-vindas e acolher crianças em seu 1º contato com escola

21 de Fevereiro de 2020 ás 07h 37min, por Assessproa

Um projeto desenvolvido nas escolas municipais de educação infantil de Sinop durante todo este mês de fevereiro vem proporcionando aos pequenos estudantes momentos de integração e vivência junto aos espaços educativos. A ideia é fazê-los vencer a ansiedade, o estranhamento e até mesmo o medo do novo, pois, para muitos, este é o primeiro ano frequentando uma instituição de ensino. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a Stankokids, empresa do segmento de produções teatrais para Sinop e região. 

"É um projeto que está percorrendo as creches do município com o propósito de acolher as crianças e as fazer se sentirem bem, confortáveis e entenderem que, ali, é um ambiente de carinho, de amor, de aprendizado. Isso porque muitas crianças, a exemplo daquelas que nunca foram para a escola, sentem-se estranhas nesses espaços. Por isso que esse projeto vem para quebrar, inclusive, esses estranhamentos", destaca Adriana Stankowich, da empresa Stankokids.

De forma lúdica e devidamente caracterizados para chamarem atenção das crianças, profissionais realizam performances ao som de clássicos da garotada e, com apoio de músicas, canções e dinâmicas, despertam o carisma e sentimento de bem acolhida. Já receberam a ação as unidades União, Pequeno Príncipe, Santo Antônio, Vinícius de Moraes, De Toda Gente e Gente Feliz. Nesta quinta-feira, São Francisco, Alvorada e Neusa Graff. Na sexta-feira, Monteiro Lobato, Clara Teixeira e Tarsila do Amaral. Na próxima semana também serão realizadas agendas em outras escolas. 

Para a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, a Secretaria não mede esforços para apoiar projetos que tornem a convivência acadêmica mais harmônica e proporcionem melhores condições de aprendizagem aos pequenos. "Enquanto Prefeitura, temos que incentivar projetos que também auxiliem o município na sua missão de educar. E, ao falarmos nas creches, este é um lindo trabalho. É uma determinação de nossa prefeita Rosana Martinelli que a educação municipal de Sinop seja referência e continue mostrando à comunidade que o que se realiza dentro das escolas colabora para a formação humana e intelectual das crianças", avalia a gestora.  

Sinop tem em toda sua rede municipal um total de 39 instituições de ensino. Destas, 22 atuam, exclusivamente com o atendimento de crianças do segmento educação infantil (até 5 anos).