Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 19:09

Queimada

Brigada de incêndios terá sala informatizada para monitoramento dos focos na região de Sinop

15 de Julho de 2019 ás 08h 11min, por Julio Tabile

Uma sala informatizada, monitorando 24 horas por dia os municípios que compõe o Comando Regional 3 em Sinop vai ajudar no combate aos focos de incêndio, durante o período de proibição da queima no estado.  


Segundo o coronel Giovani Eggers, comandante do 4º Batalhão dos Bombeiros em Sinop, a “sala de Situação”, inaugurada no Comando Regional 3 nesta semana, será um grande suporte para as operações. 


“Nela será concentrado todo o aparato de informações, dados precisos e atuais sobre o monitoramento de áreas através do satélite. Acusando algum foco de incêndio, acionaremos a Brigada Mista para o trabalho a campo. Teremos todo levantamento do tamanho de área, localização, proprietário e a extensão do fogo ”, explicou.


Serão quatro brigadas de ação com a participação dos bombeiros e brigadistas, equipados para o trabalho. A equipes ficarão concentradas no Parque Florestal, Cláudia, Marcelândia e na Gleba Mercedes. O responsável por elas será o Capitão Fernando Rodrigues. Serão 24 municípios atendidos.


Neste ano, a base de comando da operação contra queimadas foi decentralizada do Batalhão Ambiental da capital e será fixada no interior. Além de Sinop, serão mais outras três sedes, Barra do Garças, Cáceres e Cuiabá.


As parcerias dos bombeiros com as prefeituras possibilitou montar a brigada mista. Funcionários públicos de diversas áreas foram cedidos e estão em treinamento realizado pelos bombeiros, estando aptos para a missão, segunda-feira (15), início do período proibitivo.


A UHE Usina Sinop cedeu duas caminhonetes para o trabalho, fortalecendo o planejamento de atuação.


A proibição às queimadas vai até o dia 15 de setembro, com possibilidade de prorrogação, segundo decreto da Sema.