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Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 16:46

PRIMEIRO TRIMESTRE

Assistência Social realiza mais de 5 mil atendimentos nos três primeiros meses

20 de Abril de 2021 ás 18h 58min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, fez um balanço dos trabalhos realizados nos primeiros meses desse ano. A pasta realizou mais de 5 mil atendimentos e desenvolveu diversas ações assistenciais neste primeiro trimestre. Os dados são resultados dos trabalhos desenvolvidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A gestora da pasta, Scheila Pedroso, comemora a estatística e afirma que o objetivo da gestão é priorizar a necessidade do público atendido pela pasta. “Nós iniciamos a gestão com a intenção de qualificar o atendimento cada vez mais, priorizando na ponta, aquele que necessita do nosso trabalho. Então buscamos constantemente qualificação para este atendimento, gerando assim um contato mais eficiente”, comentou.

Nas quatro unidades do CRAS, localizadas nos bairros Jardim Boa Esperança, Jardim Paulista, Loteamento Menino Jesus e Jardim das Palmeiras, o número de atendimentos aos usuários somou pouco mais de 5,2 mil. Foram mais de 2 mil atualizações no Cadastro único/Bolsa Família, sendo aproximadamente 828 inclusões e transferências.

O CRAS tem a missão de atender usuários em situação de vulnerabilidade social ou que necessitam de atendimento dos programas sociais do Governo Federal. São realizados acompanhamentos e orientação psicossocial e também atendimento individualizado nas casas dos usuários e suas famílias. Mesmo durante a pandemia, com todas as medidas de biossegurança sendo tomadas, foram feitas mais de 200 visitas domiciliares.

Ainda nos CRAS´s, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que desenvolve atividades com crianças, familiares e comunidade, objetivando o fortalecimento de vínculo e prevenção de situações de exclusão social e ou de risco, atendeu mais de 895 usuários cadastrados. São 38 grupos inclusos neste programa.

No Creas foram realizados 228 atendimentos e 458 visitas in loco. Desses, 98 são migrantes. Foram destinados 71 usuários para o acolhimento. Houve também o atendimento psicossocial, entrega de benefícios e encaminhamentos para cursos e cumprimento de medidas socioeducativas.

Uma parceria entre o CRAS Boa Esperança, SINE e a Secretaria de Saúde do município, ofereceu às famílias de baixa renda daquela região, atendimento com benefício eventual para 50 famílias das 69 atendidas.

No departamento do Sine, foram realizados 3.357 encaminhamentos de entrevistas. Dessas, mais de 271 pessoas ingressaram ao mercado de trabalho de Sinop. O órgão realizou palestras para adolescentes em medida socioeducativa. O trabalho desenvolvido pelo departamento inclui atendimento aos usuários para consulta de vagas de emprego, encaminhamento para entrevistas de emprego e habilitação do seguro desemprego.

No departamento de habitação da secretaria foram realizados trabalhos de fiscalização de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida em situação de irregularidade. Houve ainda a participação na comissão de regularização do bairro Jardim Planalto, com cadastros socioeconômicos de famílias residentes.

A pasta ainda desenvolveu o projeto Kit Covid Social, que teve por objetivo a distribuição de produtos de higiene pessoal às famílias carentes. "Além de entrega das cestas básicas que foram parcerias e doações, fizemos distribuição dos ovos de chocolate para as crianças nos CRAS´s e no Conselho Tutelar”, disse Scheila, ressaltando que “devido ao momento pandêmico, tivemos que evitar algumas ações, mas nos adaptamos e conseguimos colocar em prática cursos de capacitação, como o de costura, qualificação de mulheres para o mercado de trabalho, além da rodada de palestras do mês de março, que foram 100% online, em comemoração ao mês da mulher”, finalizou.

Todos os trabalhos desenvolvidos pela Assistência Social, foram executados adotando todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19.