Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Março de 2019 - 18:02

Direito da Mulher

ADUNEMAT realiza evento para o Dia da Mulher e começa a tarde com caminhada

08 de Março de 2019 ás 06h 28min, por Assessoria
Foto por Divulgação

A associação dos docentes da Unemat (ADUNEMAT), se junta na luta em prol dos direitos das mulheres e levanta a bandeira contra o feminicidio e contra a reforma da previdência em ato político a ser realizado na próxima sexta-feira (08), dia internacional da mulher. A adunemat conta com apoio do coletivo Sinop Para Elas, além da ADUFMAT/ANDES e do SINTEP. "Sobreviver é a nossa maior resistência" é o lema e o espírito que leva as mulheres às ruas neste 8 de Março em Cáceres e Sinop. A programação, que acontece simultaneamente nas duas cidades, tem início às 16:30h e se estende até a noite com atos políticos, passeata e palestra,  além de uma extensa programação cultural.

Além da luta pelos direitos das mulheres, as pautas que norteiam o ato trazem reivindicações contra a violência de gênero, democracia e soberania popular através de educação pública gratuita, inclusiva, laica e de qualidade,  além de levantar o impacto de medidas como as reformas trabalhista e previdenciária na vida das brasileiras. Em Cáceres e em Sinop, as mulheres vão às ruas reivindicando também o direito de viver sem temer, sobretudo pela liberdade de expressão política, partidária, ideológica, artística e cultural, além de pontuar a necessidade de uma Delegacia da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso que atenda 24 horas.

 

Thiélide Pavanelli, uma das representantes da Adunemat em Sinop e diretoria da Regional Pantanal do ANDES, frisa a importância de todas estarem unidas na luta para lutar pelo direitos das mulheres, seja em Cuiabá ou no interior do Estado. Giullianna Zilocchi, integrante da subseção da Adunemat de Cáceres, evidencia que o 8M é uma construção feminista, anticapitalista, contra opressão e descriminalização que reúne mulheres em mais de 50 países.
 

Além da organização do ato 8M, a Adunemat apoiará eventos científicos e políticos ao longo do mês de março nos vários Campus da Unemat, por meio de suas subseções. O objetivo é estimular os debates sobre temas relacionados à luta, resistência e direitos das mulheres.

 

Confira a agenda dos atos dessa sexta-feira (08):
 

Local - Praça da Bíblia
16:30h - Caminha #8M
19h - Palestra "Os possíveis impactos da reforma da previdência sobre as mulheres"
Anfiteatro da Unemat/Sinop
20h - Noite Cultural