Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 15:44

ESPORTE

Sinop sediará campeonato estadual de xadrez pela primeira vez

05 de Abril de 2019 ás 12h 24min, por Assessoria

Em agosto, Sinop irá receber competidores de todo Mato Grosso para a edição 2019 do Campeonato Estadual de Xadrez, promovido pela Federação Mato-grossense de Xadrez (FMTX). A ação, resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a Associação Sinopense de Xadrez (ASX), terá disputas nas categorias sub-6, sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, feminino e masculino, que serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto, na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno.
O presidente da FMTX, Higor Carlos de Almeida, que esteve em Sinop nesta semana, informou que a Federação tem por objetivo popularizar o xadrez no estado. “Para que isso aconteça é de suma importância que Sinop, com a relevância que tem em Mato Grosso, participe desse crescimento, dessa popularização do xadrez. Com esse intuito, trouxemos para o município o Campeonato Estadual de Xadrez para menores” explica Higor.
No total, a competição terá 150 participantes. Destes, 50 vagas são para atletas de Sinop. A Associação Sinopense de Xadrez realizará a primeira seletiva para preenchimento destas vagas no dia 27 de abril, durante o Festival Aberto de Xadrez.
O professor Márcio Freire, que está à frente da organização, ressalta que o xadrez tem surtido efeito positivo nos alunos da rede municipal. “O xadrez é um esporte, um exercício, uma ferramenta de inclusão. Toda e qualquer criança se sente incluída e participante daquela atividade. Durante o processo de aprendizagem ela percebe que tinha capacidades que antes não percebia, e, assim, se motiva e de imediato surgem os reflexos, até mesmo no processo de aprendizagem de outras matérias, na questão social e emocional. É notório também pelos pais, professores, os resultados que o xadrez gera nos alunos” pontua Márcio.
As inscrições para o Festival Aberto de Xadrez são gratuitas e podem ser feitas via WhatsApp, por meio do número (66) 99911-8590.