Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 10:44

Esporte

Festival de Skate reúne crianças, jovens e adultos apreciadores do esporte

21 de Maio de 2019 ás 08h 47min, por Assessoria
Foto por Assessoria

Quem passou pelo Ginásio Olímpico José Carlos Pasa no último domingo (19) pode notar uma movimentação diferente. Na quadra externa do local, a trave do gol e a cesta de basquete foram substituídas por corrimões, caixotes e rampas. Na caixa de som, tocava rap nacional. Era o 1º Festival de Skate de Sinop, evento promovido em parceria com a Prefeitura de Sinop - por meio da Gerência de Esportes -, a Central Única das Favelas (Cufa-Sinop) e a Associação Sinopense de Skate (ASS).

O presidente da Cufa Sinop e da ASS, Roni Medeiros, afirma que a proposta é deixar o skate cada vez mais em evidência. “Nosso propósito é fomentar o skate, essa modalidade que tem crescido tanto no mundo inteiro e trazer também para Sinop. Nós temos um projeto social voltado para crianças e adolescentes. A Escolinha de Skate Resistência União e Progresso (RUP) acontece todo sábado, às 16h, no Estádio Gigante do Norte, de forma gratuita. Temos os instrutores, em sua maioria alunos que evoluíram e estão somando com a gente, fortalecendo e ensinando as crianças mais novas”, explica Medeiros.  

MUDANDO VIDAS

Um desses instrutores é o Lucas Cesco, de 15 anos. “O que me incentiva a ser um instrutor é mostrar o meu esporte, a vida que eu vivo, para quem é menor ou até mesmo para quem é maior”, explica. Ele ainda conta que atua há mais de um ano como professor de skate e que a função que assumiu, o tem ajudado a olhar cada vez mais longe. “Antes do esporte minha vida era muito quieta, muito calada, eu não tinha o que fazer ou com quem me divertir. Com o skate eu fiz novos amigos, comecei pensar no meu futuro, criar objetivos para a vida. Meu maior sonho é ser um skatista profissional. Tanto, que eu estou na correria sempre, fazendo imagens, vídeos, postando nas redes sociais” frisa o garoto.

Durante o evento, Lucas e outros instrutores fizeram apresentações de manobras e depois, promoveram uma Oficina de Skate, para crianças a partir de 7 anos. Outra atração do Festival, foi o grafiteiro Thiago Sampaio, membro da Cufa e da ASS, que estava fazendo uma de suas artes no local.

“Minha participação hoje é pela Cufa e a ASS, representando o grafitti. Como essas instituições trabalham o hiphop, eu vim trazer um pouco do grafitti - um dos quatro elementos desse movimento cultural - com o meu projeto Cores e Valores” pontua Sampaio.

Ao final do evento, todos os participantes do projeto foram premiados com medalhas de participação. A Escolinha de Skate RUP é aberta à comunidade. Reforçando que as aulas acontecem aos sábados, às 16h, na pista de skate do Estádio Municipal Gigante do Norte.