Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 16:29

ESPORTE

Definidos campeões da Copa Universitária de Futsal de Sinop

26 de Março de 2019 ás 06h 06min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

Após quase dez dias de disputas, chegou ao fim, em Sinop, a sétima edição da Copa Universitária de Futsal, realizada pela Liga Municipal de Futsal, com apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C). Na grande decisão, realizada na noite desse domingo, 24, no ginásio José Carlos Pasa, acadêmicos das instituições de ensino Fasipe, Unic e Uniasselvi entraram em quadra na disputa pela medalha de ouro nos naipes masculino e feminino. Pelos homens, Uniasselvi/Educação Física faturou o título e, nas mulheres, Fasipe.  

Primeira partida valendo o título de campeãs, Unic e Fasipe mediram forças. Antes de entrar em quadra, a capitã da Universidade de Cuiabá, Jéssica Oliveira, ala direita, resumia a sensação. "Final é final e o coração vai à mil", expressava a atleta. A ansiedade tinha um porquê: pelo terceiro ano, a Unic chegava à final. Em se tratando da adversária da noite, a Fasipe, o retrospecto também se mostrava desafiador: quando se enfrentaram nas primeiras fases do torneio, a Unic sofreu uma goleada da Fasipe pelo placar 4 a 0. A missão da noite, logo, seria promover uma revanche.

Mas se dependesse das adversárias, a Unic permaneceria, apenas, no rol de finalista, sem mudar o histórico dentro de quadra. "Final é final, vamos entrar e fazer o possível para sair com a vitória", anunciava Gabriela Cordeiro, pivô da Fasipe. 

As palavras da estudante pareciam dar pistas do que se tornaria a noite para as atletas da Fasipe. Em uma partida inspirada e de jogo rápido em quadra, Fasipe sagrou-se campeã da 7ª Copa Universitária, vencendo pelo placar de 4 a 0. Gols de Gabriela (2) e Dayana (2).

Na virada de naipe e nova final, o título masculino foi decidido entre Fasipe Educação Física/Primatas e Uniasselvi/Educação Física. E foi este último grupo, estreante na 7ª Copa Universitária, que terminou a competição no lugar mais alto do pódio, o de campeão. No retrospecto da Copa, Uniasselvi concluiu sua participação de forma invicta.

“Foi um jogasso”, definiu Elivelton Ferreira, capitão da Uniasselvi. Os acadêmicos do curso de Educação Física confirmaram o título após vencerem, por 2 a 1, nos pênaltis. No tempo regular houve empate de 2 a 2 entre as equipes. Gols de Henrique e Admilson para o Uniasselvi e de Alessandro, para a Fasipe/Educação Física. O segundo gol favorável à Faculdade de Sinop saiu após a Uniasselvi marcar contra. Nesta mesma partida, José Carlos, da Uniasselvi, recebeu cartão vermelho e foi expulso.

“Estávamos ganhando de dois a zero, os caras conseguiram empatar e, nos pênaltis, graças a Deus, conseguimos essa vitória consagrando aquilo que fizemos durante a competição. Durante os jogos, ganhamos todos os jogos. É a primeira participação, o primeiro título e é muito gratificante isso. Espero que venham mais títulos por aí”, comemorou Elivelton. 

De acordo com a Liga Municipal de Futsal, a 7ª edição da Copa Universitária foi concluída com a participação de 16 equipes no naipe masculino e outras 04 no feminino. Computou 32 partidas pelo masculino e outras sete pelo feminino. Conforme avalia o presidente da entidade, Geferson Anderson da Silva, a competição fecha um ciclo que denota tanto o crescimento no número de participantes quanto de atléticas esportivas dos cursos das instituições de ensino superior.

"Já faz sete anos que estamos realizando os jogos universitários. Importância [da competição] é interagir com o pessoal das faculdades. E a Prefeitura sempre vem nos apoiando, junto com a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura que, sempre que precisamos, estão de portas abertas", destacou o dirigente ao se referir, também, à parceria estabelecida com o poder público municipal.

Além do ginásio Pasinha, o Benedito Santiago também foi palco dos jogos, recebendo os jogos de abertura. A competição teve início no dia 14 de março.


TERCEIRO LUGAR
A noite de domingo, 24, também reservou mais um confronto. Pelo naipe masculino, valendo o terceiro lugar, e entre Unic Engenharia Civil/Asgard versus Unic Direito/Ártemis.

O bronze ficou com a Unic Engenharia Civil/Asgard que derrotou, nos pênaltis (4 a 3), o outro grupo da mesma universidade. No tempo regular as duas equipes empataram em 1 a 1.