Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Setembro de 2019 - 10:08

EMPREENDEDORISMO

Sinop passa a integrar a RedeSimples para abertura de empresas

27 de Agosto de 2019 ás 09h 25min, por Lorena Bruschi
Foto por Assessoria

A cidade de Sinop (500 km ao norte da Capital) é a 14ª cidade a fazer parte da RedeSimples no estado, a partir da assinatura de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). O registro de empresas e o licenciamento passam a ser integrados, entregando o registro do empreendimento em um dia.

O documento foi assinado pelo secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Celso Paulo Banazeski, e pela prefeita, Rosana Martinelli, no último dia 22 de agosto. Conforme a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, a adesão dos municípios é muito importante para que a agilidade no processo de abertura de empresas chegue a todos os cidadãos. 

“A Junta Comercial já trabalha com os processos totalmente digitalizados, com a abertura de empresas em minutos. A integração com a Receita Federal e órgãos de licenciamento ambiental serão o diferencial para tornar a formalização completa do empreendimento possível em um curto espaço de tempo”, explica.

A RedeSimples é o Projeto Nacional de Desburocratização e Simplificação do Registro Comercial, que busca integrar informações entre diversos órgãos e esferas para facilitar e agilizar a abertura, fechamento, e procedimentos necessários aos empreendedores. Este é um projeto do Sebrae para melhorar o ambiente negocial dos estados.

Há pouco tempo um processo de abertura de empresas demorava de 30 a 60 dias, e os que vinham do interior, demoravam até 90 dias para a formalização. A modernização da Jucemat, em parceria com o Sebrae, possibilitou que esse tempo fosse reduzido a minutos, e que o atendimento por chat pudesse melhorar a prestação de serviços e informação.

Com a Cooperação, o município de cerca de 140 mil habitantes irá agilizar o processo para quem quer empreender na região. “Esse termo de cooperação que a prefeitura fez com a Junta Comercial vai facilitar, modernizar, agilizar e principalmente em termos de abertura de empresas, cadastramento, tanto na Receita (Federal), quando Junta Comercial. Esse processo demorava muito. Hoje nós queremos, depois dos treinamentos, agilizar”, afirma a prefeita Rosana Martinelli.

Segundo o secretário Celso Paulo Banazeski, os processos realizados pela Redesimples devem ser feitos pela internet, desde o registro, inscrição, alteração até a baixa das empresas, e a cidade ganha com a adesão.

“O cadastro vai ser único para a empresa. Quando o contador precisa de alguma informação ou o próprio empresário, ele vai acessar via web. Tudo vai estar integrado. Quando precisa anexar um documento, vai pelo sistema, não precisa de autenticação, de levar o físico do documento para prefeitura, para vigilância sanitária”, explica. Com informações da Prefeitura de Sinop.