Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Março de 2024 - 23:58

Economia

Reabertura do comércio causa volta da esperança de empresários e consumidores, diz pesquisa CDL

22 de Maio de 2020 ás 15h 43min, por Assessoria CDL
Foto por VISÃO NOTÍCIAS / ARQUIVO

De 01 a 12 do mês de maio de 2020, 120 empresas foram entrevistadas pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, com o apoio da CDL, para que fossem avaliados os indicadores econômicos de Sinop. Foi verificado que no mês de Maio, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) manteve a estabilidade do índice e apresentou uma leve melhora 1,35% em relação ao mês de abril. Esse resultado é fruto da reabertura do comércio de Sinop e indica uma condição de leve melhora de todos indicadores econômicos devido as diversas medidas de combate ao coronavirus.

Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta uma piora no indicador de -34,21%. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma leve melhora no indicador geral (4,35%). O destaque no levantamento foi a piora no indicador de contratações (-11,90%). O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma queda em relação ao período anterior (-2,50%). O destaque no levantamento foi a queda no indicador “contratações” (-18,18%).

ÍNDICES DO CONSUMIDOR – CONFIANÇA (ICC) E CONSUMO (IIC)
Em maio, o ICC apresentou leve aumento em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 65,83 para 70,17 indicando um aumento na confiança em 7,31% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores tiveram leves alterações bruscas. O indicador de situação financeiro apresentou uma melhora mais acentuada em relação ao mês anterior. O IIC apresentou uma recuperação de 14,5%, em relação ao mês anterior passando de 59,97 pontos para 68,69. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de vestuário apresentou a maior recuperação entre os segmentos acompanhados.

TERMÔMETROS SOCIAIS
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo, em maio teve uma leve recuperação, ou seja o medo caiu -6,2%, passando de 135,29 pontos para 126,87 O Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, também apresentou uma recuperação de 22,8%, passando de 71,83 para 88,2.