Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 00:15

FOMENTAR O TURISMO

Prefeitura de Sinop regulamenta e vai oferecer curso de condutor de turismo local

15 de Maio de 2021 ás 21h 35min, por Gabriela Johnson
Foto por assessoria

A Prefeitura de Sinop regulamentou, através do decreto nº 143/2021, o curso para a formação de condutores de turismo local. No documento, assinado na última quarta-feira (12) pelo prefeito Roberto Dorner, consta a ementa completa do preparatório, que será totalmente gratuito e vai ter carga horária de 200 horas. O projeto, foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tem o objetivo de fomentar a profissão e incentivar atividades turísticas sustentáveis.

Entre os principais objetivos da iniciativa, estão o ecoturismo, a educação ambiental, o incentivo do desenvolvimento das atividades turísticas sustentáveis e o fortalecimento do turismo de negócios em Sinop. Além disso, fomentar a profissão de condutor de turismo, que tem a responsabilidade de ser o anfitrião do turista e fazer indicações de locais para refeições, compras, entretenimento, restaurantes, hotéis, entre outros.

O prefeito aponta que Sinop necessita de profissionais capacitados que possam apresentar as belezas da cidade aos turistas. “Estamos em uma região de muitas belezas naturais e de uma fauna incrível. Já recebemos turistas de vários países que buscam ter acesso a isso e com esses profissionais, possibilitaremos uma experiência muito mais completa. Com certeza, teremos o aumento de visitantes em nossa cidade”, afirma Roberto Dorner.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves, o crescimento exponencial da cidade, além de colocá-la no radar de grandes empresas para investimentos, também a desponta como referência em outros serviços e atrativos, como o turismo. “Sabemos que nossa cidade se destaca no turismo de negócios, que faz com que nossos hotéis tenham 70% de suas ocupações de segunda à sexta-feira. Mas, agora, já estamos no ranking como a quarta cidade do estado mais procurada para a observação de pássaros, por exemplo. Isso mostra que Sinop tem muito mais a oferecer e com o condutor de turismo local, esses turistas poderão desfrutar muito mais da nossa cidade”.

O crescimento da atividade turística na cidade, principalmente na área de negócios e eventos, fez com que houvesse a necessidade de formalização do condutor de turismo. “A organização e cadastramento dos profissionais que vem desenvolvendo a atividade de condutor no município, foi primordial. Pois assim, oferecemos mais segurança aos nossos visitantes, que serão recepcionados por profissionais qualificados e com conhecimentos técnicos sobre o nosso município, desenvolvendo uma atividade legalizada”, explica a turismóloga, Leidiane Viegas, que é responsável pelo setor de turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop.

Segundo Leidiane, o condutor capacitado no curso, será cadastrado em um banco de profissionais e receberá uma carteira de identificação. “Quando este faz um bom trabalho, é certo que o turista guardará ótimas lembranças do lugar apresentado e retornará ao nosso município”. A atividade de condutor de turismo local foi regulamentada na lei de número 2919/2020, de 30 de novembro de 2020.