Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 05:39

ECONOMIA

Inflação em Sinop registra alta, conforme aponta pesquisa da CDL/CISE

19 de Abril de 2021 ás 11h 04min, por Julio Tabile
Foto por Julio Tabile

A taxa de inflação medida pelo IPC no mês de março em Sinop foi de 0,88%. A apuração foi feita pela pesquisa mensal do Centro de Informações Socioeconômicas - CISE da UNEMAT em parceria com a CDL.

Com esse resultado, a inflação acumulada no município nos últimos 12 meses alcançou 7,00%. Comparado à economia brasileira, a taxa de inflação sinopense seguiu a tendência de alta observada pelo IPCA, que foi divulgado pelo IBGE. 

O IPCA para o mês de março foi de 0,93% em relação ao mês anterior. O índice nacional acumulado em 2021 foi de 2,05%. Já nos últimos 12 meses o IPCA ficou em 6,10%, abaixo da inflação de Sinop para o mesmo período.

O resultado nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central.  Conforme a pesquisa, houve uma aceleração nos preços devido ao aumento do custo dos transportes. Isso ocorre devido à desvalorização cambial.

Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram decorrentes dos grupos de consumo: Transporte, com aumento de 2,87%, Residência, 0,86% e Habitação que ficou em 0,73%. 
O grupo de consumo Educação apresentou a maior retração dentre os grupos de consumo (-0,49%). Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior. 

“Esta inflação que é calculada em Sinop, está tirando o sono de quem tem negociações com locações de imóveis. O IGPM alcançou 31%. Recomendamos que a renegociação do contrato seja substituído por outros índices, IPCA , INCC ou INPC que giram em torno de 6%, para não ter um impacto muito forte no orçamento”, explicou o professor de econômica da Unemat, Feliciano Azuaga.