Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 06:11

MATO GROSSO

Sema suspende atendimento presencial e institui regime de teletrabalho a 80%

17 de Março de 2021 ás 07h 39min, por DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) suspendeu o atendimento presencial no órgão e remeteu cerca de 80% de seus servidores ao regime de teletrabalho. As medidas, que incluem ainda a disponibilização de totens em álcool gel e sanitização frequente de seu prédio, fazem parte de uma série de ações que vem sendo implementadas pela Pasta contra a Covid-19.

Nesta terça-feira (13.03), os procedimentos adotados pela Secretaria e pelo Estado para o enfrentamento à doença foram apresentados ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sintema), Carlos Augusto Gomes de Oliveira.

A reunião, que ocorreu de forma virtual, respondeu a diversos questionamentos do Sindicato. Na oportunidade, o secretário Executivo da Sema, Alex Marega, secretários adjuntos e superintendentes do órgão mostraram como o órgão está se organizando para manter o funcionamento dos setores e os resultados que vem sendo obtidos.

"A gestão da Sema está muito preocupada com o avanço da Covid-19 e estamos empenhados para que as medidas preventivas surtam efeito e possamos ter a redução do contágio em toda a população. Sabemos que a situação também é difícil para nossos servidores e apesar de não ser possível a paralisação dos importantes serviços realizados pela Secretaria, nos comprometemos a dar todo o apoio necessário para que todos possam realizar seu trabalho de forma satisfatória e segura, tanto na modalidade presencial, como em regime de teletrabalho, conforme cada situação", explica o secretário.

O licenciamento, por exemplo, está funcionando com a maioria absoluta dos servidores em teletrabalho, e apresenta um saldo positivo quanto à celeridade de análise dos processos, afirma o secretário Executivo. 

O secretário ressalta ainda que a maioria das autuações de crimes ambientais, como por exemplo, desmatamento ilegal, são feitas de forma remota, não oferecendo risco aos servidores, por meio dos alertas emitidos por satélite, e que isso também possibilitou que a Pasta continue agindo mesmo durante a pandemia.  

O presidente do Sindicato afirma que requereu que todos os servidores da carreira sejam colocados em teletrabalho, com o objetivo de auxiliar na prevenção à Covid-19, e ressaltou a importância do diálogo. 

"Protocolamos o ofício e ainda acreditamos que esta é uma medida, dentro das possibilidades, e isso foi colocado pela gestão, porque a gente sabe que tem alguns setores difíceis de fazer o teletrabalho, principalmente o pessoal da fiscalização, do monitoramento, essas áreas nós entendemos que elas precisam estar vigilantes", acrescenta Oliveira. 

Ele também afirmou que um dos objetivos do sindicato é apontar soluções para a segurança também dos servidores que estão em casa, tendo como exemplo, o servidor Edson Iwasaki, que faleceu em razão de complicações do coronavírus mesmo estando em teletrabalho desde o início da pandemia. 

Medidas de prevenção

A Sema dispõe de 14 Totens dispenser de álcool em gel e 10 termômetros em pontos estratégicos para segurança de servidores e população e sempre que necessário são realizadas desinfecções em toda a instalação do prédio.

A pasta, por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho, realiza todas as orientações quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, suspensão das reuniões presenciais e demais procedimentos, afastamento dos servidores em grupo de risco e demais medidas sanitárias definidas pelo Governo.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforça a orientação de que os protocolos devem ser agendados por telefone. A pasta suspendeu o atendimento ao público de forma presencial e só atenderá casos urgentes e após esgotadas todas as soluções remotas, para evitar aglomerações.

Os prazos processuais foram suspensos, de acordo com ações do Governo de Mato Grosso para conter a transmissão da Covid-19, dispostas no decreto nº 837/2021.

Veja a lista de telefones e e-mails para atendimento remoto AQUI.