Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 09:02

AGRICULTURA

Secretaria Municipal de agricultura terá campo experimental da agricultura familiar

04 de Maio de 2021 ás 15h 39min, por DA REDAÇÃO
Foto por ASSESSORIA

A secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Carmem tem buscado formas de dar apoio aos pequenos produtores do município para a produção e geração de renda, uma destas formas é com o incentivo na produção de cultivares melhoradas geneticamente que dão garantia de renda aos pequenos produtores.

De acordo com o secretário Marcio Luiz Schneider, além da produção de mudas no viveiro municipal, o reflorestamento da área do antigo lixão a manutenção de praças e canteiros urbanos a secretaria tem buscado incentivar a produção e a geração de renda para quem sobrevive do campo.

Um destes exemplos é parceria com a empresa Yasaí de Sinop, fomentado a produção de maracujá. Outro projeto em desenvolvimento no Casulo é o cultivo do Açai para a produção da polpa. E para fomentar ainda mais a secretaria está estudando a implantação de um campo experimental da agricultura familiar.

“Vamos avançar, temos área própria anexa ao viveiro, onde estaremos juntos com o técnico da secretaria, implantando um projeto de campo experimental com o cultivo de uma grande variedade de frutas, variedades de leguminosas, forrageiras, etc, queremos cultivar tudo aquilo que pode ser fonte de geração de renda, para isso utilizaremos as tecnologias de baixo custo disponível e material genético, alguns deles produzidos pela EMBRAPA” comentou o secretário.

Santa Carmem, já possui pequenos produtores cultivando uva, pitaya, banana, limão taiti, goiaba, piscicultura, além de pequenas propriedades que sobrevivem do leite. No casulo, um dos proprietários está implantando um sistema referenciado pela EMBRAPA que tem como matriz a criação de tilápias e o uso da água do tanque para a fertirrigação. O novo projeto da secretaria deve fortalecer essas culturas já existentes no município, com auxilio técnico.

“Vai beneficiar muito porque poderemos analisar o potencial de produção utilizando tecnologias de baixo custo possíveis de serem implantadas em pequenas propriedades, vamos analisar pragas e formas alternativas de combate, poderemos apresentar ao pequeno produtor a possibilidade de produzir e gerar renda, assistidas pela secretaria” finalizou Márcio

Outra ação adotada recentemente pela administração municipal, é a LEI Porteira Adentro que possibilita que a prefeitura contrate serviços técnicos para apoio ao pequeno produtor e preste serviços com máquinas dentro das pequenas propriedades rurais.

A secretária de agricultura e meio ambiente tem a frente o secretario Marcio Luiz Schneider, faz parte da equipe o diretor de agricultura e técnico agrícola Robson Oliveira da Silva, a chefe de meio ambiente Nelci Maria Atuatti Gemelli, os viveiristas José Cardoso Ricci e Fabian Carla de Oliveira Moura e o agente de reciclagem Benedito Timothio Borges Filho.