Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 23:43

REFLORESTAMENTO

Secretaria de Meio Ambiente planta mudas de árvores nativas para preservar nascente na R-3

22 de Março de 2021 ás 11h 15min, por Everton Medeiros
Foto por ASSESSORIA

A ação de plantio de mudas nativas foi realizada hoje (22) pela manhã, com o objetivo de promover a recuperação e preservação da nascente do córrego Nilza, na reserva R-3, que fica no interior do Viveiro Municipal Roque Canelli.  O plantio na nascente é em alusão ao Dia Mundial da água, comemorado nessa segunda.

Na atividade, o objetivo foi restabelecer a vegetação no local. Hoje foram plantadas aproximadamente 200 mudas nativas, de diversas espécies, mas aproximadamente 1.800 mudas devem ser colocadas na área, para manter o conjunto hídrico do município.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, "é de fundamental importância a recuperação da mata ciliar e das nascentes, pois a preservação da água traz pra toda comunidade, uma melhoria na qualidade de vida, e na fauna e flora. Não é uma ação isolada, pretendemos continuar fazendo o plantio, pra ampliar a produção de água no município".

A ação foi desenvolvida em conjunto com o Comitê de Bacia hidrográfica da margem direita do Teles Pires, com apoio da Universidade Federal (UFMT), Universidade Estadual (UNEMAT) e parceria da Concessionária de Água  e Secretaria de Educação. 

Segundo o professor Juliano de Paula dos Santos, da UFMT, "a Universidade é parceira, ajudando na elaboração, orientação técnica e execução da atividade. Estamos fazendo um adensamento de plantio mais na borda da nascente, com espécies úmidas, e no entorno, com espécies nativas regionais de áreas mais secas. Com isso, vamos auxiliar e garantir que essa floresta seja restaurada e que daqui 10 anos, possamos voltar e que tenha aparência de uma floresta, ressaltou".

Participaram das ação, servidores da secretaria de Meio Ambiente; Professor Juliano de Paula Santos, da UFMT; Eliel Ferreira, servidor da SEMA e representante do Comitê de Bacia hidrográfica da margem direita do Teles Pires; Professora Edineusa Trugillo, da UNEMAT; Elida Parente, da Águas de Sinop e Professora Karolyna Corrêa, da Secretaria de Educação. 

Recentemente, a secretaria também desenvolveu o plantio de quase 300 mudas na reserva R-1, no jardim dos Ipês. Foram plantadas espécies como jambo, angelin, jatobá, ingá doce, seringueira, entre outras nativas. A atividade foi desenvolvida para assegurar a arborização do bairro.