Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 10:12

MEIO AMBIENTE

Prefeitura executa limpeza e construção de aceiro na reserva R2

18 de Julho de 2019 ás 12h 20min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, finalizou, na última semana, a limpeza do cercamento da reserva R-2, localizada na Avenida das Itaúbas, e a montagem de aceiro em uma faixa de 1,2 mil metros. A ação objetiva prevenir incêndios nas áreas de mata nesta época do ano, quando o calor, associado à baixa umidade relativa do ar, ampliam os riscos do fogo.

Os serviços fazem parte de uma agenda desenvolvida pela SDS e que busca minimizar a possibilidade de fogo nas áreas públicas, sejam elas institucionais, verdes ou de reserva.  Bem como, manter os espaços sempre limpos e conservados. Para tal, as equipes atuam em diferentes frentes. No tocante à limpeza de áreas institucionais, mais de 43 bairros foram alcançados. Com o apoio de máquinas como trator e pá carregadeira, além de um caminhão para retirada do lixo, os técnicos da Secretaria realizam as intervenções necessárias.

De acordo com a secretária da Pasta, Ivete Frank Mallmann, a ação ocorre apenas nos espaços públicos sob gestão do município e onde não há edificações. No entanto, ressalta a gestora, para que as áreas permaneçam limpas e conservadas, é preciso conscientização da população para que não proceda ao descarte irregular de materiais. 

“Os descartes irregulares, de utensílios, entulhos e até mesmo lixo doméstico em áreas públicas acarretam diversos prejuízos. Não só à saúde e segurança do munícipe, uma vez que podem servir como pontos de proliferação de doenças, mas, também, à ordem financeira do município. É impossível o poder público dar conta de manter tudo limpo, se os lixos continuarem sendo jogados nessas áreas, afinal, se limpa em um dia e no outro já tem descartes novamente”, explica Mallmann.

Quem pratica tal ato pode não saber, mas jogar ou depositar entulhos em locais públicos ou privados não permitidos configura uma infração administrativa cometida contra o meio ambiente, sujeitando o autor ao pagamento de multa de 100 a 10 milhões de Unidades de Referência (UR), conforme determina o Código Municipal de Meio Ambiente. Cada UR vale R$ 2,72. 

O que são áreas institucionais

O plano diretor municipal define área institucional como aquela destinada à instalação de edificações e/ou equipamentos públicos comunitários. Quando da abertura de novos loteamentos as empresas loteadoras reservam espaços para que o poder público promova a implantação de áreas verdes, espaços de lazer, entre outros destinados à comunidade.